Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a identificação, análise e controle dos riscos do projeto. O Gerenciamento dos Riscos do projeto tem como metas primordiais buscar aumentar a probabilidade de ocorrência e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos que possam afetar negativamente o projeto. Para as organizações, os riscos positivos são chamados oportunidades e os riscos negativos são definidos como ameaças.
Vale ressaltar aqui a diferença entre Risco e Problema de projeto:
- Risco de projeto: conjunto de fatos ou eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades. Riscos concretizados tornam-se problemas ou sucessos, influenciando o projeto de forma negativa ou positiva.
- Problema de Projeto: fato que existe naquele momento e que ameaça diretamente os objetivos de um projeto.
As empresas, normalmente, compreendem o risco como algo que resulta da incerteza nos projetos e nos objetivos organizacionais. Mas tanto as empresas quanto os stakeholders podem aceitar vários graus de riscos, dependendo da sua atitude em relação a eles. Essa atitude pode ser influenciada por diversos fatores, que são classificados de forma ampla em três categorias que, de acordo com o PMBoK – PMI (2013, p. 311), são:
- Apetite de risco: grau de incerteza que se dispõe a aceitar, na expectativa de uma recompensa.
- Tolerância a riscos: grau, quantidade ou volume de risco que se está disposto a tolerar.
- Limite de riscos: medidas ao longo do nível de incerteza ou nível de impacto no qual um stakeholder pode ter um interesse específico. Se aceita o risco abaixo deste limite, mas não se tolera o risco acima deste limite.
Para exemplificar, a atitude de uma empresa em relação ao risco pode ser determinada em função de seu apetite pela incerteza, do seu limite relativo aos riscos que não são aceitáveis e da sua tolerância a riscos. Desta forma, um projeto pode ser autorizado caso os riscos estejam dentro dos limites de tolerância e em equilíbrio com as recompensas que podem ser conseguidas ao se assumir os riscos.
Áreas de conhecimento | Grupos de processos de gerenciamento de projetos | ||||
Grupos de processos de iniciação | Grupo de processos de planejamento | Grupo de processos de execução | Grupo de processos de monitoramento e controle | Grupo de processos de encerramento | |
11. Gerenciamento dos riscos do projeto | 11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos 11.2 Identificar os riscos 11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos 11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos 11.5 Planejar as respostas aos riscos |
11.6 Controlar os riscos |
“Os processos de Gerenciamento dos Riscos do projeto são:
11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos: processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.
11.2 Identificar os riscos: processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação das suas características.
11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos: processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior por meio da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos: processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
11.5 Planejar as respostas aos riscos: processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
11.6 Controlar os riscos: processo de implantar planos de respostas aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do processo de gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 309).
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