domingo, 9 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com o planejamento, contratação, mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. As pessoas que compõem a equipe do projeto podem ter diferentes habilidades, ter dedicação de tempo diferente, podem ser inseridas ou retiradas ao longo do projeto, mas é importante que sejam envolvidas no planejamento e na tomada de decisões, pois isso fortalece seu compromisso com o projeto.

Nesta área é importante identificar os recursos necessários, documentar as funções, responsabilidades, relações hierárquicas e criar um plano de gerenciamento do pessoal.

Matriz RACI (Responsible, Accountable, Consulted and Informed), organogramas, matriz de responsabilidades são algumas ferramentas utilizadas nesta área de conhecimento.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Recursos Humanos, encontramos 4 processos, sendo um no grupo Planejamento e 3 no grupo Execução.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Recursos Humanos e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
9. Gerenciamento dos recursos humanos do projeto   9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos humanos 9.2 Mobilizar a equipe do projeto
9.3 Desenvolver a equipe do projeto
9.4 Gerenciar a equipe do projeto
   
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto são:

9.1 Desenvolver o plano dos recursos humanos: processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias, relações hierárquicas, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal.

9.2 Mobilizar a equipe do projeto: processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para terminar as atividades do projeto.

9.3 Desenvolver a equipe do projeto: processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do ambiente geral da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

9.4 Gerenciar a equipe do projeto: processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 255).

Nenhum comentário:

Postar um comentário