sábado, 8 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento da Qualidade do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da qualidade do projeto. Oferece suporte às atividades de melhoria do processo contínuo da organização e busca garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados (PMI, 2013).

Vale aqui ressaltar a diferença entre garantia e controle de qualidade:

  • Garantia de Qualidade: é a verificação e validação de que as políticas, os processos e os procedimentos definidos para o projeto estão sendo devidamente utilizados.
  • Controle da Qualidade: é a verificação e validação de produtos ou serviços gerada pelo projeto, checando se estão de acordo com os padrões de qualidade definidos.

O planejamento, controle e a garantia da qualidade de um projeto de software é um ponto fundamental no sucesso do mesmo.

Importante destacar os dois focos diferentes envolvidos na avaliação da qualidade: a Verificação e a Validação.

A Verificação é dedicada a confirmar se os procedimentos foram seguidos e se os produtos das atividades foram gerados, enquanto a Validação é dedicada a confirmar a aderência daquilo que foi executado e entregue diante das expectativas inicialmente estabelecidas.

As análises da qualidade são tratadas, ainda, de forma qualitativa ou quantitativa.

Na análise qualitativa os resultados são avaliados por impressões e julgamentos com base em evidências de acontecimentos e entregas do projeto, enquanto a análise quantitativa explora dados numéricos e tangíveis sobre os resultados.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Qualidade, encontramos três processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento da Qualidade e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
8. Gerenciamento da qualidade do projeto   8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade 8.2 Realizar a garantia da qualidade 8.3 Controlar a qualidade  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento da Qualidade do Projeto são:

8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade: processo de identificação dos requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.

8.2 Realizar a garantia da qualidade: processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade para garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições operacionais apropriadas.

8.3 Realizar o controle da qualidade: processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 227).

Nenhum comentário:

Postar um comentário