Esta área descreve os processos e atividades referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da qualidade do projeto. Oferece suporte às atividades de melhoria do processo contínuo da organização e busca garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados (PMI, 2013).
Vale aqui ressaltar a diferença entre garantia e controle de qualidade:
- Garantia de Qualidade: é a verificação e validação de que as políticas, os processos e os procedimentos definidos para o projeto estão sendo devidamente utilizados.
- Controle da Qualidade: é a verificação e validação de produtos ou serviços gerada pelo projeto, checando se estão de acordo com os padrões de qualidade definidos.
O planejamento, controle e a garantia da qualidade de um projeto de software é um ponto fundamental no sucesso do mesmo.
Importante destacar os dois focos diferentes envolvidos na avaliação da qualidade: a Verificação e a Validação.
A Verificação é dedicada a confirmar se os procedimentos foram seguidos e se os produtos das atividades foram gerados, enquanto a Validação é dedicada a confirmar a aderência daquilo que foi executado e entregue diante das expectativas inicialmente estabelecidas.
As análises da qualidade são tratadas, ainda, de forma qualitativa ou quantitativa.
Na análise qualitativa os resultados são avaliados por impressões e julgamentos com base em evidências de acontecimentos e entregas do projeto, enquanto a análise quantitativa explora dados numéricos e tangíveis sobre os resultados.
Na área de conhecimento de Gerenciamento de Qualidade, encontramos três processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e um no grupo Controle e Monitoramento.
Áreas de conhecimento | Grupos de processos de gerenciamento de projetos | ||||
Grupos de processos de iniciação | Grupo de processos de planejamento | Grupo de processos de execução | Grupo de processos de monitoramento e controle | Grupo de processos de encerramento | |
8. Gerenciamento da qualidade do projeto | 8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade | 8.2 Realizar a garantia da qualidade | 8.3 Controlar a qualidade |
“Os processos de Gerenciamento da Qualidade do Projeto são:
8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade: processo de identificação dos requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.
8.2 Realizar a garantia da qualidade: processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade para garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições operacionais apropriadas.
8.3 Realizar o controle da qualidade: processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 227).
Nenhum comentário:
Postar um comentário