O Gerenciamento da Integração é a área central do gerenciamento de
projetos que define os processos e as atividades que integram os
diversos elementos necessários à gestão de um projeto. Esta área
orquestra todas as outras partes do projeto para que funcionem de forma
integrada e garantem que o projeto continue do início até seu final.
Entre suas atribuições estão as escolhas sobre alocação de recursos,
balanceamento entre objetivos e opções conflitantes e gerenciamento de
dependências mútuas entre as áreas de conhecimento de GP.
As habilidades do gerente de projetos, como negociação, gerenciamento
de conflitos, boa comunicação, organização etc., são bastante
requeridas.
O Gerenciamento de Integração possui 6 processos e é a única área de conhecimento que apresenta processos em todos os grupos.
Processos da área de conhecimento Integração e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento |
Grupos de processos de gerenciamento de projetos |
Grupos de processos de iniciação |
Grupo de processos de planejamento |
Grupo de processos de execução |
Grupo de processos de monitoramento e controle |
Grupo de processos de encerramento |
4. Gerenciamento da integração do projeto |
4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto |
4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto |
4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto |
4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Realizar o controle integrada das mudanças |
4.6 Encerrar o projeto ou fase |
Fonte: PMI (2013, p. 61).
“Os processos de Gerenciamento da Integração de Projetos são:
4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto: processo de
desenvolver um documento que, formalmente, autoriza a existência de um
projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar
recursos organizacionais às atividades do projeto.
4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: processo de
definir, preparar e coordenar todos os planos subsidiários e integrá-los
a um plano de gerenciamento de projeto abrangente. As linhas de base e
os planos subsidiários integrados do projeto podem ser incluídos no PGP .
4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: processo de liderar e
realizar o trabalho definido no PGP e a implantação das mudanças
aprovadas para atingir os objetivos do projeto.
4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto: processo de
acompanhar, revisar e registrar o progresso do projeto para atender aos
objetivos de desempenho definidos no PGP.
4.5 Realizar o controle integrado de mudanças: processo de revisar
todas as solicitações de mudança, aprovar as mudanças e gerenciar as
mudanças nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos
do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, e comunicar a decisão
sobre os mesmos.
4.6 Encerrar o projeto ou fase: processo de finalização de todas as
atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto
para encerrar, formalmente, o projeto ou a fase.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 63).
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