terça-feira, 4 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento da Integração do Projeto

O Gerenciamento da Integração é a área central do gerenciamento de projetos que define os processos e as atividades que integram os diversos elementos necessários à gestão de um projeto. Esta área orquestra todas as outras partes do projeto para que funcionem de forma integrada e garantem que o projeto continue do início até seu final. Entre suas atribuições estão as escolhas sobre alocação de recursos, balanceamento entre objetivos e opções conflitantes e gerenciamento de dependências mútuas entre as áreas de conhecimento de GP.

As habilidades do gerente de projetos, como negociação, gerenciamento de conflitos, boa comunicação, organização etc., são bastante requeridas.

O Gerenciamento de Integração possui 6 processos e é a única área de conhecimento que apresenta processos em todos os grupos.

Processos da área de conhecimento Integração e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
4. Gerenciamento da integração do projeto 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto 4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Realizar o controle integrada das mudanças
4.6 Encerrar o projeto ou fase
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento da Integração de Projetos são:

4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto: processo de desenvolver um documento que, formalmente, autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto.

4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: processo de definir, preparar e coordenar todos os planos subsidiários e integrá-los a um plano de gerenciamento de projeto abrangente. As linhas de base e os planos subsidiários integrados do projeto podem ser incluídos no PGP .

4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: processo de liderar e realizar o trabalho definido no PGP e a implantação das mudanças aprovadas para atingir os objetivos do projeto.

4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto: processo de acompanhar, revisar e registrar o progresso do projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no PGP.

4.5 Realizar o controle integrado de mudanças: processo de revisar todas as solicitações de mudança, aprovar as mudanças e gerenciar as mudanças nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, e comunicar a decisão sobre os mesmos.

4.6 Encerrar o projeto ou fase: processo de finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto para encerrar, formalmente, o projeto ou a fase.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 63).

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