Descreve os processos e atividades para que o projeto seja concluído no prazo correto.
As áreas de conhecimento de Tempo e Custo são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais visíveis em seu gerenciamento.
O diagrama de GANTT, PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method) são exemplos de algumas das ferramentas aqui utilizadas.
Esta área lida necessariamente com cronograma. O modelo do cronograma representa o planejamento para execução das atividades do projeto e inclui durações, dependências e outras informações de planejamento.
Áreas de conhecimento | Grupos de processos de gerenciamento de projetos | ||||
Grupos de processos de iniciação | Grupo de processos de planejamento | Grupo de processos de execução | Grupo de processos de monitoramento e controle | Grupo de processos de encerramento | |
6. Gerenciamento do tempo do projeto | 6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma 6.2 Definir as atividades 6.3 Sequenciar as atividades 6.4 Estimar os recursos das atividades 6.5 Estimar as durações das atividades 6.6 Desenvolver o cronograma |
6.7 Controlar o cronograma |
“Os processos de Gerenciamento do Tempo do Projeto são:
6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma: processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.
6.2 Definir as atividades: processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.
6.3 Sequenciar as atividades: processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.
6.4 Estimar os recursos das atividades: processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, recursos humanos, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.
6.5 Estimar as durações das atividades: processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com os recursos estimados.
6.6 Desenvolver o cronograma: processo de análise da sequência das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o modelo do cronograma do projeto.
6.7 Controlar o cronograma: processo de monitoramento do andamento das atividades do projeto para atualização do seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma para realizar o planejado.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 141).
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