quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento do Tempo do Projeto

Descreve os processos e atividades para que o projeto seja concluído no prazo correto.

As áreas de conhecimento de Tempo e Custo são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais visíveis em seu gerenciamento.

O diagrama de GANTT, PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method) são exemplos de algumas das ferramentas aqui utilizadas.

Esta área lida necessariamente com cronograma. O modelo do cronograma representa o planejamento para execução das atividades do projeto e inclui durações, dependências e outras informações de planejamento.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Tempo, encontramos 7 processos, dos quais 6 estão no grupo Planejamento e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento do Tempo e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
6. Gerenciamento do tempo do projeto   6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma
6.2 Definir as atividades
6.3 Sequenciar as atividades
6.4 Estimar os recursos das atividades
6.5 Estimar as durações das atividades
6.6 Desenvolver o cronograma
  6.7 Controlar o cronograma  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento do Tempo do Projeto são:

6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma: processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.

6.2 Definir as atividades: processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

6.3 Sequenciar as atividades: processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.

6.4 Estimar os recursos das atividades: processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, recursos humanos, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.

6.5 Estimar as durações das atividades: processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com os recursos estimados.

6.6 Desenvolver o cronograma: processo de análise da sequência das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o modelo do cronograma do projeto.

6.7 Controlar o cronograma: processo de monitoramento do andamento das atividades do projeto para atualização do seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma para realizar o planejado.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 141).

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