terça-feira, 18 de agosto de 2020

Planejamento

Formalizado o início do projeto com a criação do TAP ou Project Charter, inicia-se uma fase de planejamento. Como dito anteriormente, todas as questões relativas ao projeto do software devem ser planejadas e detalhadas no grupo de processos de planejamento.

Aqui o gerente de projetos deve iniciar o detalhamento do escopo do projeto, desenvolver o cronograma, detalhar o orçamento, definir métricas de qualidade do software, identificar riscos, atividades a serem executadas, definir os recursos necessários para execução, entre outras importantes atividades.

No grupo de processos de Planejamento, o gerente de projetos deve desenvolver o PGP (Plano de Gerenciamento do Projeto), processo que faz parte da área de conhecimento de gerenciamento de integração. O PGP documenta as ações necessárias que definem, preparam, integram e coordenam todos os planos auxiliares (plano de gerenciamento de escopo, plano de gerenciamento de requisitos, plano de gerenciamento de custos, plano de gerenciamento da qualidade, plano de gerenciamento de recursos humanos, plano de gerenciamento de riscos etc.).

Além disso, o PGP define como o projeto é executado, controlado e encerrado e seu conteúdo pode variar de acordo com a área de aplicação e sua complexidade. Assim, como o projeto é progressivo, o PGP é detalhado no transcorrer do projeto e é elaborado pelas atualizações, devendo ser controlado e aprovado a cada modificação.

De uma forma resumida, no grupo de processos de Planejamento encontramos algumas atividades fundamentais ao projeto, como:

  1. Documentação e publicação da Declaração de Escopo do Projeto;
  2. Desenvolvimento da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ou WBS (WorkBreakdownStructure);
  3. Definição de atividades, sequenciamento, recursos, custos e duração;
  4. Desenvolvimento do Cronograma do Projeto;
  5. Desenvolvimento do Plano de Comunicação;
  6. Definição da Matriz de responsabilidades – RACI (Responsible, Accountable, Consulted and Informed);
  7. Planejamento de Riscos do Projeto;
  8. Planejamento de Aquisições e Compras;
  9. Determinação de Necessidades de Recursos;
  10. Desenvolvimento do Orçamento do Projeto; e
  11. Desenvolvimento e publicação do Plano de Gerenciamento do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário