Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a geração, coleta, distribuição, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.
Esta importante área tem como principal objetivo determinar as necessidades de comunicação dos stakeholders e gerar um Plano de Comunicações para o projeto. A comunicação realizada de forma eficaz pode criar caminhos e derrubar barreiras entre os stakeholders, que podem possuir diferenças culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, variadas perspectivas e interesses, podendo impactar ou influenciar a execução ou o resultado do projeto.
Áreas de conhecimento | Grupos de processos de gerenciamento de projetos | ||||
Grupos de processos de iniciação | Grupo de processos de planejamento | Grupo de processos de execução | Grupo de processos de monitoramento e controle | Grupo de processos de encerramento | |
10. Gerenciamento dos recursos de comunicação do projeto | 10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações | 10.2 Gerenciar as comunicações | 10.3 Controlar as comunicações |
“Os processos de Gerenciamento das Comunicações do projeto são:
10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações: processo de desenvolver uma abordagem apropriada e um plano de comunicações do projeto com base nas necessidades de informação e requisitos das partes interessadas e nos ativos organizacionais disponíveis.
10.2 Gerenciar as comunicações: processo de criar, coletar, distribuir, armazenar, recuperar e de disposição final das informações do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações.
10.3 Controlar as comunicações: processo de monitorar e controlar as comunicações no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informação das partes interessadas do projeto sejam atendidas.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 287).
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