segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Comunicações do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a geração, coleta, distribuição, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.

Esta importante área tem como principal objetivo determinar as necessidades de comunicação dos stakeholders e gerar um Plano de Comunicações para o projeto. A comunicação realizada de forma eficaz pode criar caminhos e derrubar barreiras entre os stakeholders, que podem possuir diferenças culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, variadas perspectivas e interesses, podendo impactar ou influenciar a execução ou o resultado do projeto.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Comunicações, encontramos 3 processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento das Comunicações e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
10. Gerenciamento dos recursos de comunicação do projeto   10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações 10.2 Gerenciar as comunicações 10.3 Controlar as comunicações  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento das Comunicações do projeto são:

10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações: processo de desenvolver uma abordagem apropriada e um plano de comunicações do projeto com base nas necessidades de informação e requisitos das partes interessadas e nos ativos organizacionais disponíveis.

10.2 Gerenciar as comunicações: processo de criar, coletar, distribuir, armazenar, recuperar e de disposição final das informações do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações.

10.3 Controlar as comunicações: processo de monitorar e controlar as comunicações no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informação das partes interessadas do projeto sejam atendidas.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 287).

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