sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Visão Geral das Áreas de Conhecimento e seus Processos

Buscando obter uma visão geral do relacionamento entre as áreas de conhecimento e os grupos de processo do PMBoK, 5ª edição, podemos destacar algumas características dos processos de gerenciamento de um projeto de software:

  • A maior parte das áreas de conhecimento é abordada em atividades de Planejamento (definir, estimar e planejar cada aspecto) e de Monitoramento e Controle (controlar);
  • No grupo de processos de Execução, os aspectos envolvidos mais ativamente são a equipe (Recursos Humanos), as aquisições, as comunicações e garantia da qualidade;
  • A área de conhecimento de Integração está presente em todos os grupos de processos, ou seja, em todos os momentos do projeto.
  • Os grupos de processos representam os tipos de atividades, as áreas de conhecimento caracterizam os assuntos e seu cruzamento gera ações (definir, planejar, estimar, gerenciar, monitorar, controlar, encerrar etc.) e substantivos que detalhamos processos de gestão de projetos.

Isso mostra que as melhores práticas que o PMBoK reuniu estão presentes no gerenciamento de qualquer projeto de sucesso. Podemos visualizar um quadro resumido com exemplos dos processos interagindo com as áreas de conhecimento e grupos de processos para realizar um projeto.

Processos interagindo com todas as áreas de conhecimento e os grupos de processos.
Fonte: Troitino apud (MACEDO, 2013).

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento das Partes Interessadas

O Gerenciamento das Partes Interessadas inclui selecionar os stakeholders que possam realmente contribuir com o projeto, definir as expectativas das partes e suas condições de ganho mútuo com o projeto, além de desenvolver estratégias de ação que promovam comunicação continuada e engajamento pleno dos stakeholders durante o projeto. Descreve os processos e atividades relacionadas com a identificação, engajamento e gestão do relacionamento com os stakeholders do projeto para que seja possível alcançar as expectativas de resultados quanto aos produtos e à execução do projeto.

O PMI (2013, p. 391) reforça, por meio desta área de conhecimento, que as expectativas dos stakeholders devem ser consideradas como objetivos essenciais do projeto. Isso porque todos os projetos têm stakeholders que podem ser afetados ou podem afetar o projeto de forma positiva ou negativa. Assim, cabe ao gerente de projetos identificar e gerenciar esses stakeholders de maneira adequada para que se busque o sucesso do projeto.

Na área de conhecimento de Gerenciamento das Partes Interessadas, encontramos 4 processos, sendo um em cada grupo Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento das Partes Interessadas e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
13. Gerenciamento das partes interessadas no projeto 13.1 Identificar as partes interessadas 13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas 13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas 13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento das Partes Interessados do projeto são:

13.1 Identificar as partes interessadas: processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto e analisar e documentar informações relevantes relativas aos seus interesses, nível de engajamento, interdependências, influência e seu impacto potencial no êxito do projeto.

13.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas: processo de desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para engajar as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses e impacto potencial no sucesso do projeto.

13.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas: processo de se comunicar e trabalhar com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas deles, abordar as questões à medida que elas ocorrem, e incentivar o engajamento apropriado das partes interessadas nas atividades do projeto, no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto.

13.4 Controlar o engajamento das partes interessadas: processo de monitorar os relacionamentos das partes interessadas do projeto em geral e ajustar as estratégias e planos para o engajamento das partes interessadas.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 391).

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Aquisições do Projeto

O Gerenciamento de Aquisições do projeto inclui a gestão, administração de contratos e controle das obrigações contratuais. Descreve os processos e atividades relacionadas com compra ou aquisições de produtos e serviços necessários para realizar o projeto. A gestão dos contratos inclui aqueles emitidos por uma organização externa ou comprador, que adquire os resultados do projeto da organização executora ou fornecedor, e a gerência das obrigações contratuais relativas à equipe que atuará no projeto.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Aquisições, encontramos 4 processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução, um no grupo Controle e Monitoramento e um no grupo Encerramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Aquisições e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
12. Gerenciamento das aquisições do projeto   12.1 Planejar o gerenciamento das aquisições 12.2 Conduzir as aquisições 12.3 Controlar as aquisições 12.4 Encerrar as aquisições
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos do Gerenciamento das Aquisições do projeto são:

12.1 Planejar o gerenciamento das aquisições: processo de documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial.

12.2 Conduzir as aquisições: processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e adjudicação de um contrato.

12.3 Controlar as aquisições: processo de gerenciamento das relações de aquisições, monitoramento do desempenho do contrato e realizações de mudanças e correções nos contratos, conforme necessário.

12.4 Encerrar as aquisições: processo de finalizar cada uma das aquisições do projeto.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 355).

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Riscos do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a identificação, análise e controle dos riscos do projeto. O Gerenciamento dos Riscos do projeto tem como metas primordiais buscar aumentar a probabilidade de ocorrência e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos que possam afetar negativamente o projeto. Para as organizações, os riscos positivos são chamados oportunidades e os riscos negativos são definidos como ameaças.

Vale ressaltar aqui a diferença entre Risco e Problema de projeto:

  • Risco de projeto: conjunto de fatos ou eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades. Riscos concretizados tornam-se problemas ou sucessos, influenciando o projeto de forma negativa ou positiva.
  • Problema de Projeto: fato que existe naquele momento e que ameaça diretamente os objetivos de um projeto.

As empresas, normalmente, compreendem o risco como algo que resulta da incerteza nos projetos e nos objetivos organizacionais. Mas tanto as empresas quanto os stakeholders podem aceitar vários graus de riscos, dependendo da sua atitude em relação a eles. Essa atitude pode ser influenciada por diversos fatores, que são classificados de forma ampla em três categorias que, de acordo com o PMBoK – PMI (2013, p. 311), são:

  • Apetite de risco: grau de incerteza que se dispõe a aceitar, na expectativa de uma recompensa.
  • Tolerância a riscos: grau, quantidade ou volume de risco que se está disposto a tolerar.
  • Limite de riscos: medidas ao longo do nível de incerteza ou nível de impacto no qual um stakeholder pode ter um interesse específico. Se aceita o risco abaixo deste limite, mas não se tolera o risco acima deste limite.

Para exemplificar, a atitude de uma empresa em relação ao risco pode ser determinada em função de seu apetite pela incerteza, do seu limite relativo aos riscos que não são aceitáveis e da sua tolerância a riscos. Desta forma, um projeto pode ser autorizado caso os riscos estejam dentro dos limites de tolerância e em equilíbrio com as recompensas que podem ser conseguidas ao se assumir os riscos.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Riscos, encontramos 6 processos, sendo 5 no grupo Planejamento e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Riscos e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
11. Gerenciamento dos riscos do projeto   11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos
11.2 Identificar os riscos
11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos
11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos
11.5 Planejar as respostas aos riscos
  11.6 Controlar os riscos  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento dos Riscos do projeto são:

11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos: processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.

11.2 Identificar os riscos: processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação das suas características.

11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos: processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior por meio da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos: processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

11.5 Planejar as respostas aos riscos: processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

11.6 Controlar os riscos: processo de implantar planos de respostas aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do processo de gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 309).

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Comunicações do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a geração, coleta, distribuição, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.

Esta importante área tem como principal objetivo determinar as necessidades de comunicação dos stakeholders e gerar um Plano de Comunicações para o projeto. A comunicação realizada de forma eficaz pode criar caminhos e derrubar barreiras entre os stakeholders, que podem possuir diferenças culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, variadas perspectivas e interesses, podendo impactar ou influenciar a execução ou o resultado do projeto.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Comunicações, encontramos 3 processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento das Comunicações e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
10. Gerenciamento dos recursos de comunicação do projeto   10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações 10.2 Gerenciar as comunicações 10.3 Controlar as comunicações  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento das Comunicações do projeto são:

10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações: processo de desenvolver uma abordagem apropriada e um plano de comunicações do projeto com base nas necessidades de informação e requisitos das partes interessadas e nos ativos organizacionais disponíveis.

10.2 Gerenciar as comunicações: processo de criar, coletar, distribuir, armazenar, recuperar e de disposição final das informações do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações.

10.3 Controlar as comunicações: processo de monitorar e controlar as comunicações no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informação das partes interessadas do projeto sejam atendidas.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 287).

domingo, 9 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com o planejamento, contratação, mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. As pessoas que compõem a equipe do projeto podem ter diferentes habilidades, ter dedicação de tempo diferente, podem ser inseridas ou retiradas ao longo do projeto, mas é importante que sejam envolvidas no planejamento e na tomada de decisões, pois isso fortalece seu compromisso com o projeto.

Nesta área é importante identificar os recursos necessários, documentar as funções, responsabilidades, relações hierárquicas e criar um plano de gerenciamento do pessoal.

Matriz RACI (Responsible, Accountable, Consulted and Informed), organogramas, matriz de responsabilidades são algumas ferramentas utilizadas nesta área de conhecimento.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Recursos Humanos, encontramos 4 processos, sendo um no grupo Planejamento e 3 no grupo Execução.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Recursos Humanos e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
9. Gerenciamento dos recursos humanos do projeto   9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos humanos 9.2 Mobilizar a equipe do projeto
9.3 Desenvolver a equipe do projeto
9.4 Gerenciar a equipe do projeto
   
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto são:

9.1 Desenvolver o plano dos recursos humanos: processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias, relações hierárquicas, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal.

9.2 Mobilizar a equipe do projeto: processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para terminar as atividades do projeto.

9.3 Desenvolver a equipe do projeto: processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do ambiente geral da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

9.4 Gerenciar a equipe do projeto: processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 255).

sábado, 8 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento da Qualidade do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da qualidade do projeto. Oferece suporte às atividades de melhoria do processo contínuo da organização e busca garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados (PMI, 2013).

Vale aqui ressaltar a diferença entre garantia e controle de qualidade:

  • Garantia de Qualidade: é a verificação e validação de que as políticas, os processos e os procedimentos definidos para o projeto estão sendo devidamente utilizados.
  • Controle da Qualidade: é a verificação e validação de produtos ou serviços gerada pelo projeto, checando se estão de acordo com os padrões de qualidade definidos.

O planejamento, controle e a garantia da qualidade de um projeto de software é um ponto fundamental no sucesso do mesmo.

Importante destacar os dois focos diferentes envolvidos na avaliação da qualidade: a Verificação e a Validação.

A Verificação é dedicada a confirmar se os procedimentos foram seguidos e se os produtos das atividades foram gerados, enquanto a Validação é dedicada a confirmar a aderência daquilo que foi executado e entregue diante das expectativas inicialmente estabelecidas.

As análises da qualidade são tratadas, ainda, de forma qualitativa ou quantitativa.

Na análise qualitativa os resultados são avaliados por impressões e julgamentos com base em evidências de acontecimentos e entregas do projeto, enquanto a análise quantitativa explora dados numéricos e tangíveis sobre os resultados.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Qualidade, encontramos três processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento da Qualidade e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
8. Gerenciamento da qualidade do projeto   8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade 8.2 Realizar a garantia da qualidade 8.3 Controlar a qualidade  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento da Qualidade do Projeto são:

8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade: processo de identificação dos requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.

8.2 Realizar a garantia da qualidade: processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade para garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições operacionais apropriadas.

8.3 Realizar o controle da qualidade: processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 227).