De acordo com a Softex (2016, p. 17 a 21), os nove atributos de processos são os que aqui reproduziremos.
AP 1.1 O processo é executado
O atributo de processo AP 1.1 é a medida do quanto o propósito do processo é alcançado pela sua execução. Como resultado da implementação completa deste atributo de processo:
- O processo produz os resultados definidos.
AP 2.1 A execução do processo é gerenciada
O atributo de processo AP 2.1 é a medida do quanto a execução do processo é gerenciada. Como resultado da implementação completa deste atributo de processo:
- existe uma política organizacional estabelecida e mantida para o processo;
- a execução do processo é planejada;
[...] - a execução do processo é monitorada em relação ao planejado e, quando necessário, ajustes são realizados;
- as pessoas que executam o processo estão preparadas para executar suas responsabilidades;
- as atividades, o status e os resultados do processo são revistos com a gerência de nível superior e são tratadas questões críticas;
- (a partir do Nível F) a aderência dos processos executados às descrições de processo, padrões e procedimentos é avaliada objetivamente e são tratadas as não conformidades.
AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados
O atributo de processo AP 2.2 é a medida do quanto os produtos de trabalho do processo são gerenciados, isto é, produzidos, controlados e mantidos. Como resultado da implementação completa deste atributo de processo:
- os requisitos para documentação e controle dos produtos de trabalho do processo são identificados;
- os produtos de trabalho do processo estão identificados, documentados e sob os níveis de controle especificados;
- os produtos de trabalho são avaliados objetivamente com relação à aderência aos padrões, procedimentos e requisitos aplicáveis e são tratadas as não conformidades.
AP 3.1 O processo é definido
O atributo de processo AP 3.1 é a medida do quanto o processo padrão da organização é mantido de forma a apoiar sua adaptação para um processo definido. Como resultado da implementação completa deste atributo de processo:
- existe a definição de um processo padrão, o que inclui diretrizes para a sua adaptação a situações específicas, a sequência de execução, a interação deste processo com os outros processos, os papéis e competências, a infraestrutura e o ambiente de trabalho requeridos para executar o processo;
- métodos adequados para monitorar a efetividade e adequação do processo são identificados.
AP 3.2 O processo está implementado
O atributo de processo AP 3.2 é a medida do quanto o processo padrão está implementado na organização. Como resultado da implementação completa deste atributo de processo:
- um processo definido baseado nas diretrizes para seleção e/ou adaptação do processo padrão está implementado;
- a infraestrutura e o ambiente de trabalho requeridos para executar o processo definido estão disponibilizados, gerenciados e mantidos;
- experiências e dados apropriados são coletados, analisados e utilizados para entendimento do comportamento e adequação do processo, e para a identificação de oportunidades de melhoria no processo.
AP 4.1 O processo é objeto de análise quantitativa
O atributo de processo AP 4.1 é a medida do quanto às necessidades de informação são definidas os relacionamentos entre os elementos de processo são identificados e dados são coletados.
Nota: A execução de (i), (ii), (iii) e (iv) é obrigatória e deve ser realizada uma única vez e ao mesmo tempo para todos os processos. Caso o processo ou um elemento de processo a ele relacionados não tenham sido escolhidos para análise de desempenho, todos os demais itens a partir de (v) não são considerados e o atributo de processo é considerado fora de escopo para este processo.
- os processos que estão alinhados a objetivos quantitativos de negócio são identificados;
- foram identificadas as necessidades de informação dos processos requeridas para apoiar o alcance dos objetivos de negócio relevantes da organização;
- os objetivos de medição do processo foram definidos a partir das necessidades de informação;
- relacionamentos mensuráveis entre elementos do processo que contribuem para o desempenho do processo são identificados;
- os objetivos quantitativos para qualidade e desempenho do processo da organização foram definidos e estão alinhados às necessidades de informação e aos objetivos de negócio;
- os processos que serão objeto de análise de desempenho são selecionados a partir do conjunto de processos padrão da organização e das necessidades de informação dos usuários dos processos;
- medidas adequadas para análise de desempenho do processo, incluindo a frequência de realização das medições, são identificadas, definidas e incorporadas ao plano de medição da organização;
- resultados de medições são coletados, validados e reportados para monitorar o quanto os objetivos quantitativos para o desempenho do processo foram alcançados;
Nota: Necessidades de informação refletem necessidades gerenciais, técnicas, de projetos, do processo e do produto.
AP 4.2 O processo é controlado quantitativamente
O atributo de processo AP 4.2 é a medida do quanto dados objetivos são utilizados para gerenciar o desempenho do processo que é predizível.
Nota: Caso o processo ou elemento de processo a ele relacionados não tenham sido escolhidos para análise de desempenho, AP 4.2 não é executado.
- técnicas para análise dos dados coletados são selecionadas;
- dados de medições são analisados com relação a causas especiais (atribuíveis) de variação do processo;
- o desempenho do processo é caracterizado;
- ações corretivas foram executadas para tratar causas especiais de variação;
- se necessário, análises adicionais são realizadas para avaliar o processo sob o efeito de causas especiais de variação;
- modelos de desempenho do processo são estabelecidos, melhorados e ajustados em função do conhecimento adquirido com o aumento de dados históricos, compreensão das características do processo ou mudanças no próprio negócio da organização.
AP 5.1 O processo é objeto de melhorias incrementais e inovações
O atributo de processo AP 5.1 é a medida do quanto mudanças no processo são identificadas a partir de investigação de enfoques inovadores para a definição e implantação do processo.
Nota: Caso o processo ou elementos de processo a ele relacionados não tenham sido escolhidos para análise de desempenho, AP 5.1 não é executado.
- os objetivos de negócio da organização são mantidos com base no entendimento das estratégias de negócio e resultados de desempenho do processo;
- objetivos de melhoria do processo são definidos com base no entendimento do desempenho do processo, de forma a apoiar o alcance dos objetivos de negócio.
- dados que influenciam o desempenho do processo foram identificados, classificados e selecionados para análise de causas;
- dados selecionados foram analisados para identificar causas raiz e propor soluções aceitáveis para evitar ocorrências futuras de resultados similares ou incorporar melhores práticas no processo;
- dados adequados são analisados para identificar oportunidades para aplicar melhores práticas e inovações com impacto no alcance dos objetivos de negócio;
- oportunidades de melhoria derivadas de novas tecnologias e conceitos de processo foram identificadas, avaliadas e selecionadas com base no impacto no alcance dos objetivos de negócio;
- uma estratégia de implementação para as melhorias selecionadas foi estabelecida para alcançar os objetivos de melhoria e inovação no processo e para resolver problemas;
AP 5.2 O processo é objeto de implementação de melhorias inovadoras e incrementais
O atributo de processo AP 5.2 é a medida do quanto as mudanças na definição, gerência e desempenho do processo alcançou os objetivos.
Nota: Caso o processo ou elementos de processo a ele relacionados não tenham sido escolhidos para análise de desempenho, AP 5.2 não é executado.
- o impacto de todas as mudanças propostas é avaliado com relação aos objetivos do processo definido para o projeto e do processo padrão;
- a implementação das mudanças acordadas é gerenciada para garantir o entendimento de qualquer variação no desempenho do processo e ações corretivas necessárias foram executadas;
- as ações implementadas para resolução de problemas e melhoria no processo são acompanhadas, com uso de técnicas estatísticas e outras técnicas quantitativas, para verificar se as mudanças no processo corrigiram o problema e melhoraram o seu desempenho;
- dados de análise e resolução de causas de problemas são armazenados para uso em situações similares.
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