segunda-feira, 3 de maio de 2021

Modelo de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR)

Descreveremos o que é o Modelo de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) e detalharemos o MR-MPS-SW, mostrando sua organização, estrutura interna e seus níveis de maturidade. Veremos que é um modelo que se adéqua à realidade das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, principalmente por oferecer um custo de certificação bem menor, se comparado com modelos estrangeiros como o CMMI.

Visão geral do MPS.BR e do MR-MPS-SW

O MPS.BR - Melhoria de Processo de Software.BRasileiro foi criado em dezembro de 2003 e coordenado pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro). De acordo com a Softex (2016), o programa tem por objetivo a melhoria de processo para o desenvolvimento de software brasileiro, visando aumentar a competitividade da indústria brasileira de software nos mercados interno e externo através de programas de qualificação de profissionais nesta área e da melhoria e avaliação de processos e produtos de software brasileiros, a um custo acessível às empresas de menor porte. As iniciativas deste programa buscam que ele seja adequado ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, embora com especial atenção às micro, pequenas e médias empresas.

O modelo MPS segue os modelos e normas internacionais mais aceitos no mercado. Está em conformidade com as normas internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 20000, é compatível com o modelo CMMI, é baseado nas melhores práticas da engenharia de software e é adequado à realidade das empresas brasileiras. Assim, o modelo é compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e tem como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis.

O Programa MPS.BR possui cinco componentes: Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW), Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV), Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS). Cada componente é descrito por meio de guias e/ou documentos do Programa MPS.BR.

Cada componente é descrito por meio de guias e/ou documentos do modelo MPS, como pode ser visto na Figura.

Modelo MPS.BR. Fonte: Softex (2016, p. 12)

Neste capítulo, trataremos apenas do Modelo de Referência MPS para Software: MR-MPS-SW. Segundo a Softex (2016, p. 6), o MR-MPS-SW baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e produtividade de software e serviços correlatos e, também, para a melhoria da qualidade e produtividade dos serviços prestados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário