domingo, 2 de maio de 2021

Níveis de capacidade do CMMI

No modelo CMMI, os níveis de capacidade suportam a representação contínua e aplicam-se a organizações que buscam melhorias em seus processos em uma área individual. Há quatro níveis de capacidade numerados de 0 a 3.

0. Incomplete - Incompleto
1. Performed - Executado
2. Managed - Gerenciado
3. Defined - Definido

 

 

De acordo com SEI (2010, p. 36-37), um nível de capacidade para uma PA é alcançado quando todas as metas genéricas estão satisfeitas até aquele nível. Os níveis são detalhados como se segue.

Nível de capacidade 0: Incomplete (Incompleto)

Um processo é incompleto se ele não foi executado ou foi apenas parcialmente executado. Uma ou mais metas específicas da PA não foram satisfeitas e nenhuma meta genérica existe neste nível.

Nível de capacidade 1: Performed (Executado)

A capacidade de nível 1 é caracterizada como um processo executado, que indica que o processo realiza o trabalho necessário para produzir os produtos daquela atividade e que as metas específicas da PA estão satisfeitas.

Embora a capacidade de nível 1 representa importantes melhorias, estas podem ser perdidas ao longo do tempo se não forem institucionalizadas. A aplicação da institucionalização ajuda que estas melhorias sejam mantidas.

Nível de capacidade 2: Managed (Gerenciado)

A capacidade de nível 2 é caracterizada como um processo gerenciado. Um processo gerenciado é um processo executado que é planejado e executado de acordo com uma política, emprega pessoas com recursos adequados para produzir saídas controladas, envolve importantes stakeholders, é monitorado, controlado e revisado e, ainda, é avaliado para saber se é aderente à descrição do processo.

Nível de capacidade 3: Defined (Definido)

A capacidade de nível 3 é caracterizada como um processo definido. Um processo definido é um processo gerenciado que é customizado a partir do conjunto de processos padronizados da organização, possui uma descrição de manutenção e contribui para os ativos de processos da organização.

Uma diferença crítica entre os níveis de capacidade 2 e 3 reside no escopo dos padrões, nas descrições dos processos e nos procedimentos associados. No nível 2 estes quesitos podem ser bastante diferentes em cada instância específica de um processo. No nível 3 estes quesitos são customizados a partir dos padrões organizacionais para se ajustar a um grupo de trabalho em particular ou a uma unidade organizacional e, portanto, são mais consistentes. Além disso, os processos no nível 3 são descritos com mais rigor que no nível 2. Um processo definido claramente define o propósito, as entradas, os critérios de entrada, as atividades, as regras, as medições, os passos de verificação, as saídas e os critérios de saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário