quinta-feira, 6 de maio de 2021

Processos por níveis de maturidade do MR-MPS-SW

Os processos ordenados pelo nível de maturidade de forma crescente, ou seja, do primeiro patamar que se inicia no nível G até o patamar mais alto, que é o nível A. É importante ressaltar que cada nível inclui os processos do nível anterior. Vamos apresentar apenas os propósitos dos processos. Recomendamos que você consulte o guia MR-MPS-SW para conhecer os resultados esperados destes processos.

 

 

 

 

Esta seção reproduz o que consta no guia da Softex (2016, p. 24 a 46) de maneira resumida.

Nível G – Parcialmente gerenciado

O nível de maturidade G é composto pelos processos Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. Neste nível a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1 e AP 2.1.

  • Processo Gerência de Projetos – GPR: Tem como propósito estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no seu desempenho. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados.
  • Processo Gerência de Requisitos – GRE: Tem como propósito gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.

Nível F – Gerenciado

O nível de maturidade F é composto pelos processos do nível de maturidade anterior (G) acrescidos dos processos Aquisição, Garantia da Qualidade, Gerência de Configuração, Gerência de Portfólio de Projetos e Medição. Neste nível, a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1 e AP 2.2.

  • Processo Aquisição – AQU: Tem como propósito gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente.
  • Processo Gerência de Configuração – GCO: Tem como propósito estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos.
  • Processo Garantia da Qualidade – GQA: Tem como propósito assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos.
  • Processo Gerência de Portfólio de Projetos – GPP: Tem como propósito iniciar e manter projetos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização. Este processo planeja o investimento e aplica os recursos organizacionais adequados, estabelecendo a autoridade necessária para executar os projetos selecionados. Executa a qualificação contínua de projetos para confirmar que eles justificam a continuidade dos investimentos ou podem ser redirecionados para justificar.
  • Processo Medição – MED: Tem como propósito coletar, armazenar, analisar e relatar os dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos, de forma a apoiar os objetivos organizacionais.

Nível E – Parcialmente definido

O nível de maturidade E é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G e F), acrescidos dos processos Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional, Definição do Processo Organizacional, Gerência de Recursos Humanos e Gerência de Reutilização. O processo Gerência de Projetos sofre sua primeira evolução, retratando seu novo propósito: gerenciar o projeto com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. Neste nível, a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2.

  • Processo Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional – AMP: Tem como propósito determinar o quanto os processos padrão da organização contribuem para alcançar os objetivos de negócio e para apoiar a organização a planejar, realizar e implantar melhorias contínuas nos processos com base no entendimento de seus pontos fortes e fracos.
  • Processo Definição do Processo Organizacional – DFP: Tem como propósito estabelecer e manter um conjunto de ativos de processo organizacional e padrões do ambiente de trabalho usáveis e aplicáveis às necessidades de negócio da organização.
  • Processo Gerência de Recursos Humanos – GRH: tem como propósito prover a organização e os projetos com os recursos humanos necessários e manter suas competências adequadas às necessidades do negócio.
  • Processo Gerência de Reutilização – GRU: Tem como propósito gerenciar o ciclo de vida dos ativos reutilizáveis.

Nível D – Largamente definido

O nível de maturidade D é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G, F e E), acrescidos dos processos Desenvolvimento de Requisitos, Integração do Produto, Projeto e Construção do Produto, Validação e Verificação. Neste nível a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2.

  • Processo Desenvolvimento de Requisitos – DRE: tem como propósito definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto.
  • Processo Integração do Produto – ITP: Tem como propósito compor os componentes do produto, produzindo um produto integrado consistente com seu projeto, e demonstrar que os requisitos funcionais e não-funcionais são satisfeitos para o ambiente alvo ou equivalente.
  • Processo Projeto e Construção do Produto – PCP: tem como propósito projetar, desenvolver e implementar soluções para atender aos requisitos.
  • Processo Validação – VAL: Tem como propósito confirmar que um produto ou componente do produto atenderá a seu uso pretendido quando colocado no ambiente para o qual foi desenvolvido.
  • Processo Verificação – VER: Tem como propósito confirmar que cada serviço e/ou produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados.

Nível C – Definido

O nível de maturidade C é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G, F, E e D), acrescidos dos processos Desenvolvimento para Reutilização, Gerência de Decisões e Gerência de Riscos. Neste nível, a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2.

  • Processo Desenvolvimento para Reutilização – DRU: Tem como propósito identificar oportunidades de reutilização sistemática de ativos na organização e, se possível, estabelecer um programa de reutilização para desenvolver ativos a partir de engenharia de domínios de aplicação.
  • Processo Gerência de Decisões – GDE: Tem como propósito analisar possíveis decisões críticas usando um processo formal, com critérios estabelecidos, para avaliação das alternativas identificadas.
  • Processo Gerência de Riscos – GRI: Tem como propósito identificar, analisar, tratar, monitorar e reduzir continuamente os riscos em nível organizacional e de projeto.

 

Nível B – Gerenciado quantitativamente

Este nível de maturidade é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G, F, E, D e C). Neste nível o processo de Gerência da Operação do Serviço sofre sua segunda evolução, sendo acrescentados novos resultados para atender aos objetivos de gerenciamento quantitativo. Neste nível, a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2 e alguns resultados do AP 4.1. A implementação dos processos selecionados para análise de desempenho deve satisfazer integralmente os atributos de processo AP 4.1 e AP 4.2.

Este nível não possui processos específicos.

Nível A – Em otimização

Este nível de maturidade é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G, F, E, D, C e B). Neste nível, a implementação dos processos deve satisfazer os atributos de processo AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2 e alguns resultados do AP 4.1. A implementação dos processos selecionados para análise de desempenho deve satisfazer integralmente os atributos de processo AP 4.1 e AP 4.2. Os atributos de processo AP 5.1 e AP 5.2 devem ser integralmente satisfeitos pela implementação de pelo menos um dos processos selecionados para análise de desempenho.

Este nível não possui processos específicos.

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