Esta área descreve os processos e atividades
referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da
qualidade do projeto. Oferece suporte às atividades de melhoria do
processo contínuo da organização e busca garantir que os requisitos do
projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados
(PMI, 2013).
Vale aqui ressaltar a diferença entre garantia e controle de qualidade:
- Garantia de Qualidade: é a verificação e validação de que as
políticas, os processos e os procedimentos definidos para o projeto
estão sendo devidamente utilizados.
- Controle da Qualidade: é a verificação e validação de produtos ou
serviços gerada pelo projeto, checando se estão de acordo com os padrões
de qualidade definidos.
O planejamento, controle e a garantia da qualidade de um projeto de software é um ponto fundamental no sucesso do mesmo.
Importante destacar os dois focos diferentes envolvidos na avaliação da qualidade: a Verificação e a Validação.
A Verificação é dedicada a confirmar se os procedimentos foram
seguidos e se os produtos das atividades foram gerados, enquanto a
Validação é dedicada a confirmar a aderência daquilo que foi executado e
entregue diante das expectativas inicialmente estabelecidas.
As análises da qualidade são tratadas, ainda, de forma qualitativa ou quantitativa.
Na análise qualitativa os resultados são avaliados por impressões e
julgamentos com base em evidências de acontecimentos e entregas do
projeto, enquanto a análise quantitativa explora dados numéricos e
tangíveis sobre os resultados.
Na área de conhecimento de Gerenciamento de Qualidade, encontramos
três processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e
um no grupo Controle e Monitoramento.
Processos da área de conhecimento Gerenciamento da Qualidade e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento |
Grupos de processos de gerenciamento de projetos |
Grupos de processos de iniciação |
Grupo de processos de planejamento |
Grupo de processos de execução |
Grupo de processos de monitoramento e controle |
Grupo de processos de encerramento |
8. Gerenciamento da qualidade do projeto |
|
8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade |
8.2 Realizar a garantia da qualidade |
8.3 Controlar a qualidade |
|
Fonte: PMI (2013, p. 61).
“Os processos de Gerenciamento da Qualidade do Projeto são:
8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade: processo de identificação
dos requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas,
além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade com os
requisitos e/ou padrões de qualidade.
8.2 Realizar a garantia da qualidade: processo de auditoria dos
requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de
qualidade para garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições
operacionais apropriadas.
8.3 Realizar o controle da qualidade: processo de monitoramento e
registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para
avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 227).