terça-feira, 11 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Riscos do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a identificação, análise e controle dos riscos do projeto. O Gerenciamento dos Riscos do projeto tem como metas primordiais buscar aumentar a probabilidade de ocorrência e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos que possam afetar negativamente o projeto. Para as organizações, os riscos positivos são chamados oportunidades e os riscos negativos são definidos como ameaças.

Vale ressaltar aqui a diferença entre Risco e Problema de projeto:

  • Risco de projeto: conjunto de fatos ou eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades. Riscos concretizados tornam-se problemas ou sucessos, influenciando o projeto de forma negativa ou positiva.
  • Problema de Projeto: fato que existe naquele momento e que ameaça diretamente os objetivos de um projeto.

As empresas, normalmente, compreendem o risco como algo que resulta da incerteza nos projetos e nos objetivos organizacionais. Mas tanto as empresas quanto os stakeholders podem aceitar vários graus de riscos, dependendo da sua atitude em relação a eles. Essa atitude pode ser influenciada por diversos fatores, que são classificados de forma ampla em três categorias que, de acordo com o PMBoK – PMI (2013, p. 311), são:

  • Apetite de risco: grau de incerteza que se dispõe a aceitar, na expectativa de uma recompensa.
  • Tolerância a riscos: grau, quantidade ou volume de risco que se está disposto a tolerar.
  • Limite de riscos: medidas ao longo do nível de incerteza ou nível de impacto no qual um stakeholder pode ter um interesse específico. Se aceita o risco abaixo deste limite, mas não se tolera o risco acima deste limite.

Para exemplificar, a atitude de uma empresa em relação ao risco pode ser determinada em função de seu apetite pela incerteza, do seu limite relativo aos riscos que não são aceitáveis e da sua tolerância a riscos. Desta forma, um projeto pode ser autorizado caso os riscos estejam dentro dos limites de tolerância e em equilíbrio com as recompensas que podem ser conseguidas ao se assumir os riscos.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Riscos, encontramos 6 processos, sendo 5 no grupo Planejamento e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Riscos e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
11. Gerenciamento dos riscos do projeto   11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos
11.2 Identificar os riscos
11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos
11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos
11.5 Planejar as respostas aos riscos
  11.6 Controlar os riscos  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento dos Riscos do projeto são:

11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos: processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.

11.2 Identificar os riscos: processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação das suas características.

11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos: processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior por meio da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos: processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

11.5 Planejar as respostas aos riscos: processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

11.6 Controlar os riscos: processo de implantar planos de respostas aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do processo de gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 309).

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Comunicações do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a geração, coleta, distribuição, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada.

Esta importante área tem como principal objetivo determinar as necessidades de comunicação dos stakeholders e gerar um Plano de Comunicações para o projeto. A comunicação realizada de forma eficaz pode criar caminhos e derrubar barreiras entre os stakeholders, que podem possuir diferenças culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, variadas perspectivas e interesses, podendo impactar ou influenciar a execução ou o resultado do projeto.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Comunicações, encontramos 3 processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento das Comunicações e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
10. Gerenciamento dos recursos de comunicação do projeto   10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações 10.2 Gerenciar as comunicações 10.3 Controlar as comunicações  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento das Comunicações do projeto são:

10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações: processo de desenvolver uma abordagem apropriada e um plano de comunicações do projeto com base nas necessidades de informação e requisitos das partes interessadas e nos ativos organizacionais disponíveis.

10.2 Gerenciar as comunicações: processo de criar, coletar, distribuir, armazenar, recuperar e de disposição final das informações do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações.

10.3 Controlar as comunicações: processo de monitorar e controlar as comunicações no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informação das partes interessadas do projeto sejam atendidas.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 287).

domingo, 9 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades relacionados com o planejamento, contratação, mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. As pessoas que compõem a equipe do projeto podem ter diferentes habilidades, ter dedicação de tempo diferente, podem ser inseridas ou retiradas ao longo do projeto, mas é importante que sejam envolvidas no planejamento e na tomada de decisões, pois isso fortalece seu compromisso com o projeto.

Nesta área é importante identificar os recursos necessários, documentar as funções, responsabilidades, relações hierárquicas e criar um plano de gerenciamento do pessoal.

Matriz RACI (Responsible, Accountable, Consulted and Informed), organogramas, matriz de responsabilidades são algumas ferramentas utilizadas nesta área de conhecimento.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Recursos Humanos, encontramos 4 processos, sendo um no grupo Planejamento e 3 no grupo Execução.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Recursos Humanos e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
9. Gerenciamento dos recursos humanos do projeto   9.1 Planejar o gerenciamento dos recursos humanos 9.2 Mobilizar a equipe do projeto
9.3 Desenvolver a equipe do projeto
9.4 Gerenciar a equipe do projeto
   
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto são:

9.1 Desenvolver o plano dos recursos humanos: processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias, relações hierárquicas, além da criação de um plano de gerenciamento do pessoal.

9.2 Mobilizar a equipe do projeto: processo de confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para terminar as atividades do projeto.

9.3 Desenvolver a equipe do projeto: processo de melhoria de competências, da interação da equipe e do ambiente geral da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

9.4 Gerenciar a equipe do projeto: processo de acompanhar o desempenho dos membros da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e gerenciar mudanças para otimizar o desempenho do projeto.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 255).

sábado, 8 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento da Qualidade do Projeto

Esta área descreve os processos e atividades referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da qualidade do projeto. Oferece suporte às atividades de melhoria do processo contínuo da organização e busca garantir que os requisitos do projeto, incluindo os requisitos do produto, sejam cumpridos e validados (PMI, 2013).

Vale aqui ressaltar a diferença entre garantia e controle de qualidade:

  • Garantia de Qualidade: é a verificação e validação de que as políticas, os processos e os procedimentos definidos para o projeto estão sendo devidamente utilizados.
  • Controle da Qualidade: é a verificação e validação de produtos ou serviços gerada pelo projeto, checando se estão de acordo com os padrões de qualidade definidos.

O planejamento, controle e a garantia da qualidade de um projeto de software é um ponto fundamental no sucesso do mesmo.

Importante destacar os dois focos diferentes envolvidos na avaliação da qualidade: a Verificação e a Validação.

A Verificação é dedicada a confirmar se os procedimentos foram seguidos e se os produtos das atividades foram gerados, enquanto a Validação é dedicada a confirmar a aderência daquilo que foi executado e entregue diante das expectativas inicialmente estabelecidas.

As análises da qualidade são tratadas, ainda, de forma qualitativa ou quantitativa.

Na análise qualitativa os resultados são avaliados por impressões e julgamentos com base em evidências de acontecimentos e entregas do projeto, enquanto a análise quantitativa explora dados numéricos e tangíveis sobre os resultados.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Qualidade, encontramos três processos, sendo um no grupo Planejamento, um no grupo Execução e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento da Qualidade e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
8. Gerenciamento da qualidade do projeto   8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade 8.2 Realizar a garantia da qualidade 8.3 Controlar a qualidade  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento da Qualidade do Projeto são:

8.1 Planejar o gerenciamento da qualidade: processo de identificação dos requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade.

8.2 Realizar a garantia da qualidade: processo de auditoria dos requisitos de qualidade e dos resultados das medições do controle de qualidade para garantir o uso dos padrões de qualidade e das definições operacionais apropriadas.

8.3 Realizar o controle da qualidade: processo de monitoramento e registro dos resultados da execução das atividades de qualidade para avaliar o desempenho e recomendar as mudanças necessárias.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 227).

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento de Custos do Projeto

Na área de Gerenciamento de Custos, descrevem-se os processos e atividades de planejamento, estimativa de custos, determinação do orçamento e controle de custos do projeto.

A área de custos utiliza um conjunto de técnicas que permite entender a origem dos dispêndios, o que permite ações de redução de custos e aumento de produtividade. Inclui os processos relacionados ao planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, e tem como principal objetivo garantir que o projeto possa ser finalizado dentro do orçamento aprovado.

O “Modelo ABC” e “Just in Time” são exemplos de algumas metodologias que são usadas no gerenciamento de custos.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Custos, encontramos 4 processos, sendo 3 no grupo Planejamento e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Custos e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
7. Gerenciamento dos custos de projeto   7.1 Planejar o gerenciamento dos custos
7.2 Estimar os custos
7.3 Determinar o orçamento
  7.4 Controlar os custos  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto:

7.1 Planejar o gerenciamento dos custos: processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, gestão, despesas e controle dos custos do projeto.

7.2 Estimar os custos: processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto.

7.3 Determinar o orçamento: processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.

7.4 Controlar os custos: processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização no seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base de custos.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 193).

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento do Tempo do Projeto

Descreve os processos e atividades para que o projeto seja concluído no prazo correto.

As áreas de conhecimento de Tempo e Custo são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais visíveis em seu gerenciamento.

O diagrama de GANTT, PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method) são exemplos de algumas das ferramentas aqui utilizadas.

Esta área lida necessariamente com cronograma. O modelo do cronograma representa o planejamento para execução das atividades do projeto e inclui durações, dependências e outras informações de planejamento.

Na área de conhecimento de Gerenciamento de Tempo, encontramos 7 processos, dos quais 6 estão no grupo Planejamento e um no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento do Tempo e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
6. Gerenciamento do tempo do projeto   6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma
6.2 Definir as atividades
6.3 Sequenciar as atividades
6.4 Estimar os recursos das atividades
6.5 Estimar as durações das atividades
6.6 Desenvolver o cronograma
  6.7 Controlar o cronograma  
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento do Tempo do Projeto são:

6.1 Planejar o gerenciamento do cronograma: processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, desenvolvimento, gerenciamento, execução e controle do cronograma do projeto.

6.2 Definir as atividades: processo de identificação e documentação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

6.3 Sequenciar as atividades: processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.

6.4 Estimar os recursos das atividades: processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, recursos humanos, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.

6.5 Estimar as durações das atividades: processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar atividades específicas com os recursos estimados.

6.6 Desenvolver o cronograma: processo de análise da sequência das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o modelo do cronograma do projeto.

6.7 Controlar o cronograma: processo de monitoramento do andamento das atividades do projeto para atualização do seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma para realizar o planejado.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 141).

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento do Escopo do Projeto

Define os processos e atividades para que se garanta que o projeto inclua todo o trabalho necessário (e apenas o trabalho necessário) para que o projeto seja concluído com sucesso.

Vale ressaltar aqui as diferenças entre escopo do projeto e escopo do produto:

  • Escopo do Projeto: define o trabalho necessário para fazer o produto; e
  • Escopo do Produto: define os recursos (atributos e comportamentos) do produto que está sendo criado.
O Gerenciamento do Escopo do projeto tem como principal atividade definir e controlar o que está e o que não está incluso no projeto. Nesta área de conhecimento, encontramos 6 processos, sendo 4 no grupo Planejamento e 2 no grupo Controle e Monitoramento.

Processos da área de conhecimento Gerenciamento do Escopo e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
5. Gerenciamento do escopo do projeto   5.1 Planejar o gerenciamento do escopo
5.2 Coletar os requisitos
5.3 Definir o escopo
5.4 Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
  5.5 Validar o escopo
5.6 Controlar o escopo
 
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos do Gerenciamento do Escopo do Projeto são:

5.1 Planejar o gerenciamento do escopo: processo de criar um PGEP – Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado.

5.2 Coletar os requisitos: processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas, a fim de atender aos objetivos do projeto.

5.3 Definir o escopo: processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.

5.4 Criar a EAP (Estrutura Analítica do Projeto): processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

5.5 Validar o escopo: processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto.

5.6 Controlar o escopo: processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 105).