De acordo com o guia PMBoK do PMI (2013, p. 3), um projeto “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.
“A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e
um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do
projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus
objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade
do projeto deixar de existir. Um projeto também poderá ser encerrado se
o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo.
Temporário não significa necessariamente de curta duração. O termo se
refere ao engajamento do projeto e à sua longevidade. O termo temporário
normalmente não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo
projeto; a maioria dos projetos é empreendida para criar um resultado
duradouro. Por exemplo, um projeto de construção de um monumento
nacional criará um resultado que deverá durar séculos. Os projetos
também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais que terão
duração mais longa que os projetos propriamente ditos.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 3).
Um projeto, de maneira geral, apresenta as seguintes características:
- Temporário: não significa que seja sempre de curta duração, mas que tem uma data de início e uma data de término;
- Único: cada projeto é exclusivo, pois mesmo que se implante o mesmo
projeto em diferentes organizações, cada organização tem suas
particularidades que devem estar contempladas no projeto, o que torna
cada projeto único; e
- Progressivo: o detalhamento do projeto é feito ao longo de seu desenvolvimento, de forma progressiva.
Para que uma empresa desenvolva a capacidade de gerenciar projetos de
software de forma eficiente, é importante que seja definido um
procedimento padronizado visando obter uma estrutura de governança de TI
apropriada, planejamento adequado de projetos, alinhamento com a
estratégia, integração de processos, trabalho em equipe, métricas de
desempenho (KPIs - Key Performance Indicator), processos de controle, melhoria contínua, priorização de projetos,
competências no gerenciamento de projetos e alocação eficiente de
recursos.
Qualquer equipe de trabalho necessita de um líder e o mesmo ocorre
com uma equipe de projetos e, neste caso, chamamos este líder de Gerente de Projetos.
Este profissional tem a responsabilidade de planejar e controlar a
execução do projeto e deve possuir algumas características fundamentais,
como:
- Conhecimento coerente com a necessidade do projeto;
- Experiência estratégica;
- Liderança;
- Especialização na área do projeto, para tomar boas decisões;
- Competência interpessoal;
- Gestão de pessoas; e
- Realizações que comprovam suas habilidades gerenciais.
Entre as várias responsabilidades deste profissional, destacam-se:
- Identificar as necessidades do projeto;
- Estabelecer os objetivos claramente;
- Atender as expectativas das partes interessadas no projeto (stakeholders); e
- Assegurar a qualidade do projeto, balanceando os principais fatores conflitantes do projeto: Escopo, Prazo e Custo.
Além destas habilidades nas práticas de gerenciamento de projetos e a
capacidade de aplicação adequada das ferramentas e técnicas de
gerenciamento, este profissional deve possuir características pessoais
que completam o perfil desejado para uma boa gestão de um projeto: líder
do grupo, comunicador, influenciador, negociador, organizado,
motivador, solucionador de problemas, gerenciador de conflitos,
facilitador e seguro nas decisões.
Vale ressaltar que o envolvimento da alta administração da empresa na
construção de uma estrutura de projetos garante o desenvolvimento das
atividades do Gerente de Projetos de forma mais natural, reduzindo
conflitos e aumentando a coesão da equipe de projetos.
O Gerente de projetos deve utilizar suas habilidades no gerenciamento
e tentar controlar as variáveis de tempo, custo, qualidade, risco e
escopo, fatores determinantes para o sucesso de um projeto.