A técnica 5W1H é mundialmente difundida e utilizada em diversos tipos de situações, sendo muito útil na coleta de requisitos. A seguir conheceremos os 5 Ws e o único H, assim como algumas perguntas comumente aplicadas nestas fases.
Who (Quem) – refere-se às responsabilidades. 
                            
                            - Quem é o cliente/usuário do sistema?
 - Quem executa?
 - Quem gerencia?
 - Quem fornece?
 - Quem participa das decisões?
 
What (O Quê) – refere-se às etapas. 
                            
                            
                            
                            - Quais são as entradas do sistema?
 - Quais são as saídas?
 - Quais são os indicadores?
 - Quais são as metas?
 - Quais são os recursos?
 - Quais são os problemas?
 - Quais são os métodos/tecnologias empregados?
 - Que informações ou insumos são necessários para o trabalho? Quem as fornece?
 - Quais são as regras que determinam como o trabalho será feito?
 - Há alguma coisa que possa parar, atrasar ou impedir o processo?
 - Há espera para completar o processo?
 - Quais são as exceções?
 - Quais são as alternativas, caso o sistema não funcione conforme as expectativas?
 - Qual ação é tomada quando uma etapa falha?
 
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            - Quais são as entradas do sistema?
 - Quais são as saídas?
 - Quais são os indicadores?
 - Quais são as metas?
 - Quais são os recursos?
 - Quais são os problemas?
 - Quais são os métodos/tecnologias empregados?
 - Que informações ou insumos são necessários para o trabalho? Quem as fornece?
 - Quais são as regras que determinam como o trabalho será feito?
 - Há alguma coisa que possa parar, atrasar ou impedir o processo?
 - Há espera para completar o processo?
 - Quais são as exceções?
 - Quais são as alternativas, caso o sistema não funcione conforme as expectativas?
 - Qual ação é tomada quando uma etapa falha?
 
When (Quando) – refere-se ao tempo.  
                            
                            
                            
                            - Quando é planejado o processo?
 - Quando é executado?
 - Quando é avaliado?
 - Quanto tempo leva o processo?
 - Com que frequência a atividade é executada?
 
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            Where (Onde) refere-se aos locais.    
                            
                            
                            
                            - Onde é planejado o processo?
 - Onde é executado?
 - Onde é avaliado?
 
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            Why (Porque) – refere-se às justificativas.     
                            
                            
                            
                            - Porque / para que esse processo existe?
 - Quais são os fatores que determinam quando um produto é aceitável?
 
                            
                            
                            
                            
                            
                            
                            
- Quando é planejado o processo?
 - Quando é executado?
 - Quando é avaliado?
 - Quanto tempo leva o processo?
 - Com que frequência a atividade é executada?
 
- Onde é planejado o processo?
 - Onde é executado?
 - Onde é avaliado?
 
- Porque / para que esse processo existe?
 - Quais são os fatores que determinam quando um produto é aceitável?
 
How (Como) – refere-se aos métodos.
- Como é planejado o processo?
 - Como é executado?
 - Como é avaliado?
 - Como as informações são registradas e disseminadas?
 - Como é avaliada a satisfação do cliente?
 - Como são as medidas específicas associadas ao sistema, caso existam?
 
PIECES – Performance, Informação, Economia, Controle, Eficiência, Serviços
Quando o desenvolvedor inexperiente apresenta dificuldades em determinar como começar e o que perguntar para extrair os requisitos do cliente, é interessante utilizar a técnica PIECES, pois ela ajuda a resolver esse problema. A técnica fornece um conjunto de categorias de problemas que ajudam o engenheiro de requisitos a estruturar o processo de extração de requisitos. Em cada categoria existem várias questões que o desenvolvedor deve explorar com os usuários. Pode ser adaptada para domínios de aplicação específicos.
As seis categorias de questões são:
- Performance: reflete o que usuário espera.
 - Informação (e dados): refere-se ao tipo de acesso às informações: relatórios, funções online; inclui a quantidade de informação oferecida pelo software: na medida certa, no tempo propício e em forma utilizável.
 - Economia: relaciona-se ao custo de usar um produto de software: processadores, armazenagem, conexões de rede etc.
 - Controle: inclui as restrições de acesso ao sistema, acesso a algumas informações e habilidade de monitorar o comportamento do sistema.
 - Eficiência: procura evitar coletar o mesmo dado mais de uma vez e armazená-lo em espaços múltiplos.
 - Serviços: refere-se a que tipo de serviços os usuários necessitam que o software realize.
 
