O Development Team ou Time de Desenvolvimento é
composto por profissionais que realizam o trabalho de entregar uma
versão do produto que seja funcional e que incrementa o produto “Pronto”
ao final de cada sprint. Somente quem integra o time de desenvolvimento
cria incrementos. Schwaber e Sutherland (2016, p. 6) elencam as
seguintes características do Time de Desenvolvimento:
- Eles são auto-organizados. Ninguém (nem mesmo o Scrum Master)
diz ao Time de Desenvolvimento como transformar o Backlog do Produto em
incrementos de funcionalidades potencialmente utilizáveis;
- Times de Desenvolvimento são multifuncionais, possuindo todas
as habilidades necessárias, como equipe, para criar o incremento do
produto;
- O Scrum não reconhece títulos para os integrantes do Time de
Desenvolvimento que não seja o Desenvolvedor, independentemente do
trabalho que está sendo realizado pela pessoa e não há exceções para
esta regra;
- Individualmente os integrantes do Time de Desenvolvimento
podem ter habilidades especializadas e área de especialização, mas a
responsabilidade pertence ao Time de Desenvolvimento como um todo;
- Times de Desenvolvimento não contém subtimes dedicados a
domínios específicos de conhecimento, tais como teste ou análise de
negócios;
- O tamanho ideal do Time de Desenvolvimento é pequeno o
suficiente para se manter ágil e grande o suficiente para completar uma
parcela significativa do trabalho dentro dos limites da sprint;
- Menos de três integrantes no Time de Desenvolvimento diminui a
interação e resulta em um menor ganho de produtividade. Times de
Desenvolvimento menores podem encontrar restrições de habilidades
durante a sprint, gerando um Time de Desenvolvimento incapaz de entregar
um incremento potencialmente utilizável;
- Havendo mais de nove integrantes é exigida muita coordenação.
Times de Desenvolvimento muito grandes geram muita complexidade para um
processo empírico gerenciar. Os papéis de Product Owner e de Scrum
Master não são incluídos nesta contagem, a menos que eles também
executem o trabalho do Backlog da Sprint.
Os membros do time devem ser competentes em sua atividade.
Por REDPIXEL.PL / shutterstock.com
Todos os membros do time devem ser competentes para sua respectiva atividade. A pergunta para o Scrum Master, então, é: Você conhece bem todos os membros da equipe? Sabe quais são suas qualidades e limitações?
Alguns talvez até contestem dizendo que a equipe não tem
limitações, mas temos que admitir que mesmo o melhor profissional não
consegue ser perfeito em tudo. Alguns são ótimos em especificação e não
tão bons em programação, enquanto outros, opostamente, são bons em
programação e com limitações em especificação.
A verdade é que o bom gestor ou líder conhece bem cada pessoa e
procura extrair o melhor dos membros de sua equipe. Um time competente e
afinado é essencial para que a agilidade em todas as etapas da
metodologia seja mantida, e as entregas, realizadas dentro do planejado e
com a qualidade desejada.
Uma situação muito comum em grandes projetos é a necessidade
de se trabalhar com equipes mais numerosas. Isso pode ocorrer em
consequência de vários fatores. Afinal, o frameworkScrum atende a
qualquer tamanho de projeto.
Existem algumas sugestões sobre o que se considera ser o
tamanho ideal de uma equipe, como um limite de nove componentes. Mas, na
verdade, não pode existir tamanho predefinido, já que o Scrum é
empírico, ou seja, aprendemos com ele à medida que o usamos e nos
ajustamos a cada situação vivida.
No entanto, o próprio empirismo vai nos
propor uma divisão da equipe em subequipes, levando o Scrum Master a
preparar equipes menores e multidisciplinares. Nas reuniões poderão
ocorrer alguns ajustes de forma que, ao invés de toda a equipe
participar, apenas membros representantes de cada subequipe sejam
convidados.
Voltamos a destacar: não há uma regra preestabelecida. Cada
projeto, cada produto, cada dono do produto pode recomendar um ou outro
procedimento.
Schwaber (2004) chama esta ação de “ Scrum of Scrums”
e recomenda que estes times menores sejam autossuficientes, podendo
entregar seus sprints de forma independente. Ele também sugere a
“sprintzero”, que se refere ao caso em que uma equipe de engenheiros
atuou apenas na definição inicial dos sprint s , e esta equipe técnica permitiu ao restante da equipe ter uma visão diferenciada do produto.
Contratando um Malabarista
Gerente de circo : Há quanto tempo você é malabarista?
Contratado : Há cerca de seis anos.
Gerente : Você pode segurar três bolas, quatro bolas e cinco bolas?
Candidato : Sim, sim, sim.
Gerente : Você trabalha com objetos em chamas?
Candidato : Certamente.
Gerente : ...facas, machados, caixas abertas e charutos, chapéus-coco?
Candidato : Eu posso fazer malabarismo com tudo.
Gerente : Você faz algum monólogo engraçado junto com o malabarismo?
Candidato : Faço e é hilariante.
Gerente : Bem, parece interessante. Eu acho que você está empregado.
Candidato : Humm.... Você não quer me ver fazendo malabarismo?
Gerente : Puxa, eu não pensei nisso...
(fonte: blogdoabu.blogspot.com.br )