Esta área descreve os processos e atividades relacionados com a
identificação, análise e controle dos riscos do projeto. O Gerenciamento
dos Riscos do projeto tem como metas primordiais buscar aumentar a
probabilidade de ocorrência e o impacto dos eventos positivos e diminuir
a probabilidade e o impacto dos eventos que possam afetar negativamente
o projeto. Para as organizações, os riscos positivos são chamados
oportunidades e os riscos negativos são definidos como ameaças.
Vale ressaltar aqui a diferença entre Risco e Problema de projeto:
- Risco de projeto: conjunto de fatos ou eventos que
podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades. Riscos
concretizados tornam-se problemas ou sucessos, influenciando o projeto
de forma negativa ou positiva.
- Problema de Projeto: fato que existe naquele momento e que ameaça diretamente os objetivos de um projeto.
As empresas, normalmente, compreendem o risco como algo que resulta
da incerteza nos projetos e nos objetivos organizacionais. Mas tanto as
empresas quanto os stakeholders podem aceitar vários graus de
riscos, dependendo da sua atitude em relação a eles. Essa atitude pode
ser influenciada por diversos fatores, que são classificados de forma
ampla em três categorias que, de acordo com o PMBoK – PMI (2013, p.
311), são:
- Apetite de risco: grau de incerteza que se dispõe a aceitar, na expectativa de uma recompensa.
- Tolerância a riscos: grau, quantidade ou volume de risco que se está disposto a tolerar.
- Limite de riscos: medidas ao longo do nível de incerteza ou nível de impacto no qual um stakeholder pode ter um interesse específico. Se aceita o risco abaixo deste limite, mas não se tolera o risco acima deste limite.
Para exemplificar, a atitude de uma empresa em relação ao risco pode
ser determinada em função de seu apetite pela incerteza, do seu limite
relativo aos riscos que não são aceitáveis e da sua tolerância a riscos.
Desta forma, um projeto pode ser autorizado caso os riscos estejam
dentro dos limites de tolerância e em equilíbrio com as recompensas que
podem ser conseguidas ao se assumir os riscos.
Na área de conhecimento de Gerenciamento de Riscos, encontramos 6
processos, sendo 5 no grupo Planejamento e um no grupo Controle e
Monitoramento.
Processos da área de conhecimento Gerenciamento de Riscos e os grupos de processos.
| Áreas de conhecimento |
Grupos de processos de gerenciamento de projetos |
| Grupos de processos de iniciação |
Grupo de processos de planejamento |
Grupo de processos de execução |
Grupo de processos de monitoramento e controle |
Grupo de processos de encerramento |
| 11. Gerenciamento dos riscos do projeto |
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11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos
11.2 Identificar os riscos
11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos
11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos
11.5 Planejar as respostas aos riscos |
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11.6 Controlar os riscos |
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Fonte: PMI (2013, p. 61).
“Os processos de Gerenciamento dos Riscos do projeto são:
11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos: processo de definição de
como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.
11.2 Identificar os riscos: processo de determinação dos riscos que
podem afetar o projeto e de documentação das suas características.
11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos: processo de
priorização de riscos para análise ou ação posterior por meio da
avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos: processo de analisar
numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do
projeto.
11.5 Planejar as respostas aos riscos: processo de desenvolvimento de
opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos
objetivos do projeto.
11.6 Controlar os riscos: processo de implantar planos de respostas
aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos
residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do processo de
gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.”
Fonte: (PMI, 2013; p. 309).