segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Visão geral dos princípios do COBIT 5

De acordo com a ISACA (2012, p. 13), o modelo do COBIT 5 baseia-se em cinco princípios básicos que incluem ampla orientação sobre os habilitadores de governança e gestão de TI da organização.

O foco em processos do COBIT 5 é ilustrado por um modelo de processos de TI que é subdividido em cinco princípios de gestão e auxilia as organizações a atingir seus objetivos de governança na área. O gráfico mostra como esses princípios estão organizados.

COBIT 5: Cinco princípios
Fonte: ISACA (2012, p. 15).

A seguir, faremos um breve resumo dos cinco princípios, de acordo com a ISACA (2012).

  • Primeiro princípio - Atender às necessidades das partes interessadas: organizações existem para criar valor para suas partes interessadas (stakeholders), mantendo o equilíbrio entre a realização de benefícios e a otimização do risco e o uso dos recursos. O COBIT 5 fornece todos os processos necessários e demais habilitadores para apoiar a criação de valor para a organização com o uso de TI.
  • Segundo princípio - Cobrir a organização de ponta a ponta: o COBIT 5 integra a governança corporativa de TI da organização à governança corporativa.
  • Terceiro princípio - Aplicar um modelo único integrado: há muitas normas e boas práticas relacionadas à TI, e cada qual provê orientações para um conjunto específico de atividades. O COBIT 5 alinha-se a outros padrões e modelos importantes em um alto nível e, portanto, pode servir como um modelo unificado para a governança e a gestão de TI da organização.
  • Quarto princípio - Permitir uma abordagem holística: governança e gestão eficientes e eficazes de TI na organização requerem uma abordagem holística, levando em conta seus diversos componentes interligados. O COBIT 5 define um conjunto de habilitadores para apoiar a implementação de um sistema abrangente de gestão e governança de TI da organização. Habilitadores são geralmente definidos como tudo o que possa ajudar a atingir os objetivos corporativos.
  • Quinto princípio - Distinguir a governança da gestão: o modelo do COBIT 5 faz uma clara distinção entre governança e gestão. Essas duas disciplinas compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciados e servem a propósitos diferentes.

Segundo o COBIT, os processos agrupam as principais atividades de TI em um modelo de processo, facilitando o gerenciamento dos recursos da área para atender às necessidades do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário