sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O BSC e o COBIT

Tanto o COBIT 4.1 quanto o COBIT 5 indicam o BSC (Balanced Scorecard) como um método adequado para contribuir para a tradução da estratégia da organização em objetivos e medidas tangíveis.

Balanced Scorecard
Fonte: PinkBlue/shutterstock

O COBIT 4.1 sugere a implementação do BSC como um método de monitoramento de performance que seja capaz de registrar as metas, obter as medições, apresentar uma visão ampla e sucinta do desempenho da TI e se ajustar ao sistema de monitoramento corporativo (ITGI, 2007, p. 162).

O COBIT 5 indica que as necessidades dos stakeholders podem estar relacionadas a um conjunto de objetivos corporativos genéricos e relaciona-os usando as dimensões do BSC. O guia declara que, embora a lista não seja completa, a maioria das organizações pode ser mapeada em um ou mais desses objetivos corporativos genéricos (ISACA, 2012, p. 19).

Base do BSC: indicadores, métricas e referencial
Fonte: ITGI (2007, p. 9)

Com base na ITIL (2007), o gráfico mostra como o gerenciamento das informações é conseguido utilizando-se três níveis de controle:

  • painéis de controles, ou dashboards;
  • meios de medição, ou scorecards;
  • mecanismo de comparação, ou benchmarking.

Esses controles são conhecidos, em conjunto, como Balanced Scorecard ou BSC. De acordo com seus autores, Kaplan e Norton (1997), “o BSC é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos”.

O uso do BSC permite estabelecer objetivos da qualidade, usando indicadores, para aspectos importantes dentro da organização, de forma a realizar a associação desses indicadores corporativos com os setores e os departamentos, com metas claramente definidas.

Dessa forma, o modelo BSC traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis e sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele.

Assim, pode-se garantir uma abordagem puramente estratégica da TI para atender às necessidades e aos objetivos de negócio, e a área pode ser utilizada como gerador de valor e ferramenta de ganho de eficiência, melhorando os resultados da organização.

Dentro do processo de governança, o COBIT tem um papel tático de garantir os controles, a execução das atividades, a visão de maturidade e os objetivos, com base nos processos e nos indicadores de performance, que trazem uma visão de painel de controles para auxílio à tomada de decisão. O gráfico mostra esta visão.

COBIT: posição tática para a estratégia de TI alinhada aos negócios
Fonte: Elaborado pelo autor

 

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