sábado, 14 de novembro de 2020

Business Activity Monitoring (BAM)

Business Activity Monitoring,ou monitoramento das atividades de negócios (BAM) está entre os mais efetivos conceitos de gestão de performance. Ferramentas BAM são capazes de analisar e reportar dados estratégicos em tempo real, ou seja, as informações publicadas nos dashboards e scorecards não são obtidas diaria, semanal ou mensalmente, mas no momento em que ocorrem ou são captadas.

O uso do BAM permite configurar alertas de processos para as áreas de negócios e construir painéis interativos em tempo real.

BAM.
Fonte: TechnoVectors/ Shutterstock.

Para ilustrar o uso de BAM, vamos imaginar uma grande rede de supermercados que efetua uma grande compra de ovos de páscoa. Cada loja possui seu estoque e terá um perfil de venda, ou seja, um determinado tipo de ovo de páscoa pode faltar ou sobrar. Neste caso as ferramentas de BAM poderão auxiliar o gestor, em tempo real, para redistribuir o estoque em função da demanda de cada ponto de venda. Outra aplicação típica refere-se ao monitoramento de dados de controle de tráfego em grandes cidades.

Business Activity Monitoring (BAM)

De acordo com o Gartner, o Business Activity Monitoring (BAM) descreve os processos e as tecnologias que melhoram a percepção de situação e permitem a análise de indicadores críticos de desempenho de negócios de uma empresa com base em dados em tempo real. O BAM é usado para melhorar a velocidade e a eficácia das operações de negócios, mantendo o controle [...].

O Monitoramento das Atividades de Negócios (BAM) é o termo do Gartner que define como podemos fornecer acesso em tempo real aos indicadores críticos de desempenho de negócios para aumentar a velocidade e a eficácia das operações de negócios. Ao contrário de monitoramento em tempo real tradicional, o BAM vai buscar a informação em múltiplos sistemas de aplicação e também em outras fontes internas e externas, permitindo uma visão mais ampla e mais rica das atividades empresariais. Como tal, tende a ser uma extensão natural dos investimentos que as empresas estão fazendo na integração de aplicações em termos de visualização de dados. [...]

O Gartner estima que um percentual muito pequeno do faturamento dos integradores pode ser efetivamente relacionado ao BAM, mesmo com seu crescimento acentuado nos últimos anos. Muitos deles ainda não possuem uma estratégia relacionada a isso. O cenário do BAM até o final da última década é muito parecido com o do BPM no final dos anos 90, que passou da obscuridade para se tornar um dos pilares da integração de aplicativos, fusões, aquisições e novos desenvolvimentos no processo de condução do negócio, além, é claro, do seu foco em automação de processos.

 O BAM nos próximos anos irá crescer exponencialmente para direcionar toda a integração de aplicações. Fornecedores dependerão destes sistemas para mostrar diferencial competitivo e, de acordo com o Gartner, o BAM é a próxima grande tecnologia que os fornecedores de integração de aplicações querem e precisam. Apesar do seu grande potencial na integração de aplicativos, o BAM também abrange inteligência de negócios, rede e sistemas de gestão, visualização de dados e áreas afins, fortemente apoiado no lado de negócios da empresa.

Fonte: <opservices.com.br>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário