terça-feira, 3 de novembro de 2020

Arquitetura de DMs independentes

É a arquitetura normalmente sugerida pelos fornecedores de software para consulta de informações no DW, pois é isolada e agrada os usuários.

De acordo com Machado (2012, p. 51),

a arquitetura independente implica em Data Marts stand alone controlados por um grupo específico de usuários e que atende somente às suas necessidades específicas e departamentais, sem foco corporativo nenhum. Este fato faz com que não exista nenhuma conectividade desses Data Marts com outros Data Marts de outros departamentos ou áreas de negócio.

Nesta abordagem, cada departamento realiza a extração dos dados dos seus sistemas transacionais, com apoio do setor de TI. O setor de TI somente auxilia na manutenção técnica do ambiente, não sendo responsável pelo controle da implementação e do desenvolvimento do DW. Caso existam dados externos a serem utilizados, o setor de TI deve ser envolvido para orientar a adequação dos formatos de arquivos e demais aspectos técnicos.

A figura ilustra esta arquitetura.

 Arquitetura de DMs independentes.

Fonte: MACHADO, 2012, p. 52.

A arquitetura independente requer profissionais de TI especializados, mas tanto a equipe operacional quanto os recursos podem ser administrados pelo grupo responsável pelo projeto do DW ou pelo próprio departamento.

Esse tipo de arquitetura impacta pouco nos recursos de TI e geralmente sua implementação é rápida. Porém, resulta em repositórios com pouca integração corporativa, que não permite visão global da empresa.

Normalmente cada DM fica acessível apenas ao pessoal do departamento “proprietário” do DM. Machado (2012) afirma que, infelizmente, esta é uma situação muito comum no Brasil e também bastante disseminada pelo mundo, reflexo do foco de negócios de venda de produtos sugerida pelos fornecedores de software, como já dissemos.

Arquitetura de DM integrados

De acordo com Machado (2012, p. 52),

a arquitetura de Data Marts integrados é basicamente uma distribuição da implementação do DW. Apesar de os Data Marts serem implementados separadamente por grupos de trabalho ou departamentos, eles são integrados ou interconectados, fornecendo uma visão corporativa maior dos dados e informações. Neste caso, o alto nível de integração é similar ao da arquitetura global e os usuários de um departamento podem acessar e utilizar os dados de um Data Mart de outro departamento.

Essa arquitetura, comparada à arquitetura de DMs independentes, permite muitas outras funções e acesso às informações. Entretanto, a integração dos DMs aumenta muito o nível de complexidade dos requisitos do ambiente. Isso requer que o setor de TI atue de forma mais incisiva do que na arquitetura independente, ficando sob sua responsabilidade o controle e administração dos Data Marts, em um ambiente mais complexo. Em contrapartida, esta arquitetura apresenta como vantagem a ampliação da capacidade e da qualidade da visão corporativa das informações.

A figura ilustra esta arquitetura.

Arquitetura de DMs integrados.
Fonte: MACHADO, 2012, p. 53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário