sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Monitoramento e visualização de dados

As ferramentas que permitem a visualização de dados podem condensar milhares de números em uma única imagem e tornar as ferramentas de suporte à decisão mais atraentes, mais fáceis de usar e, principalmente, mais compreensíveis aos usuários e tomadores de decisão.

Estas ferramentas podem incluir imagens digitais, sistemas geográficos, interfaces gráficas com o usuário, gráficos, interfaces de realidade virtual, representações multidimensionais, vídeos, animações etc.

Além disso, estas ferramentas podem ajudar no monitoramento de dados, identificando de forma mais rápida tendências em dados corporativos e de mercado, representando uma enorme vantagem competitiva para a empresa. Assim, associar ferramentas de análise de big data/data mining às ferramentas de visualização pode ser uma combinação excelente para a tomada de decisão gerencial.

As ferramentas de monitoramento e visualização são mais fáceis de serem implementadas quando os dados estão armazenados em um DW. As ferramentas OLAP também podem se beneficiar do DW mostrando as informações de forma tridimensional, ou na forma de cubos.

Dentre os recursos de visualização de dados estão os dashboards e scorecards. Embora muitas vezes sejam vistos como um único conceito, é necessário fazer a distinção entre eles: suas características são apresentadas no quadro e ilustradas na figura seguinte.

Diferenças entre dashboard e scorecard.
  Dashboard Scorecard
Foco Tático – tem foco em operações e metas de curto prazo Estratégico – tem foco em metas de longo prazo
Medidas Métrica: mostra uma fotografia do desempenho do negócio em um dado momento Métrica e KPI: mostra o progresso nas atividades do negócio ao longo do tempo
Frequência Tempo real Atualizado periodicamente
Propósito Fornecer visão geral de alto nível da performance atual Ajudar na execução da estratégia de negócios
Parece-se com Painel de carro (mostra como o carro está funcionando) GPS (ajuda a entender onde a empresa está e quando atingirá o destino)
Fonte: baseado em GARETT, 2017.

Os dashboards fornecem informações imediatas sobre o desempenho dos negócios em toda a empresa. Já os scorecards apresentam uma visão consolidada sobre os objetivos estratégicos da empresa. Privilegiam informações estratégicas que são obtidas em um dado momento para análise crítica da alta direção. Scorecardsnão apresentam dados operacionais, como quantidade de chamados por clientes, avaliação de desempenho de colaboradores, dentre outros indicadores específicos. Eles demonstram graficamente o quão próximo ou distante a empresa está dos seus objetivos estratégicos.

Scorecards x dashboards.

Os KPIs (Key Performance Indicators,ou Indicadores-Chave de Desempenho) geralmente são definidos com o objetivo de medir as etapas mais relevantes de um processo, visando acompanhar seu progresso. Usando dashboards, muitas empresas desenvolvem “cockpits” (como mostra a figura acima), por meio dos quais podem acompanhar os resultados. O Balanced Scorecard (BSC)é um dos métodos mais utilizados pelas organizações para a definição dos indicadores-chave de desempenho.

Visualização de KPIs.
Fonte: NicoElNino/ shutterstock

Os dashboards e scorecardsfornecem informações imediatas sobre o desempenho dos negócios em toda a empresa. De uma maneira geral, são criados para os gestores que precisam, em dado momento, de uma visão geral do negócio ou de uma operação específica e consideram primordial dispor de uma visualização intuitiva e oportuna dos dados estratégicos, financeiros e operacionais.

Os dashboards fornecem uma representação gráfica do desempenho dos negócios de toda a organização. Os scorecards fornecem uma representação visual dos KPIs, que são cuidadosamente selecionados para ajudar as empresas a medir e gerenciar o desempenho.

As diversas ferramentas para gerenciamento de desempenho, de uma forma geral, apresentam as seguintes características:

  • Oferecem recursos para visualização dos dados-chave do desempenho em formato gráfico;
  • Mostram os resultados de desempenho rapidamente, utilizando recursos visuais;
  • Utilizam dashboards e scorecards como para análise de primeira ordem e análise avançada;
  • Monitoram zonas vermelhas e definem níveis limiares para indicadores, de forma a disparar os alertas de entregas;
  • Ligam os KPIs individuais às metas da empresa;
  • Oferecem scorecards em cascata e dashboards de toda a organização e através da cadeia de valores;
  • Enviam dashboards e scorecards via e-mail, de forma programada ou por meio de alertas;
  • Atingem todas as pessoas – dos gerentes executivos aos novos funcionários;
  • Incorporam todos os dados empresariais, financeiros e operacionais, de todo processo de negócio em todo o mundo.

As principais empresas de soluções de CPM/BI estão melhorando suas ferramentas de visualização de dados. Em 2010, a empresa QlikTech ofereceu suas ferramentas de forma gratuita ao mercado. Atualizado para Qlik, a empresa oferece produtos como o Qlik View e Qlik Sense.

Ferramentas avançadas de visualização e descoberta de dados continuam a despertar grande interesse em função da sua facilidade de uso, de seu apelo visual e de sua capacidade de acelerar o tempo de trabalho, numa época em que ocorre uma explosão de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário