quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Casos de sucesso com a utilização de data mining

Estes casos foram obtidos de diversas fontes em pesquisas por sites da internet.

Logotipo do Walmart.

Ao procurar eventuais relações entre o volume de vendas e os dias da semana, o software de data mining do Walmart apontou que, às sextas-feiras, as vendas de cervejas cresciam na mesma proporção que as de fraldas. Uma investigação mais detalhada revelou que, ao comprar fraldas para seus bebês, os pais aproveitavam para abastecer o estoque de cerveja para o final de semana. Assim, foi identificado que homens casados, entre 25 e 30 anos, compravam fraldas e/ou cervejas às sextas-feiras à tarde no caminho do trabalho para casa. A rede americana Walmart otimizou as suas gôndolas nos pontos de vendas, colocando as fraldas ao lado das cervejas. Resultado: o consumo cresceu 30%. Este se tornou um caso clássico amplamente utilizado como exemplo de sucesso do uso de data mining, passando a ser denominado “princípio de fraldas e cerveja”. A Walmart possui um dos maiores DWs do mundo.

Logotipo do Bank of America.
Fonte: <cancer.org>.

É possível detectar fraudes, cortar gastos ou aumentar a receita da empresa com a ajuda da mineração de dados. O Bank of America usou essas técnicas para selecionar, entre seus 36 milhões de clientes, aqueles com menor risco de dar calote em um empréstimo. A partir desses relatórios, enviou cartas oferecendo linhas de crédito para os correntistas cujos filhos tivessem entre 18 e 21 anos e, portanto, precisassem de dinheiro para ajudar os filhos a comprar o próprio carro, uma casa ou arcar com os gastos da faculdade. Resultado: em três anos, o banco lucrou US$ 30 milhões com a carteira de empréstimos.

Logotipo do Itaú.

Passou a utilizar ferramentas de data miningem seu DW para gerenciar as movimentações de três milhões de clientes. O banco costumava enviar mais de um milhão de malas diretas aos correntistas, com uma taxa resposta de 2%. Após a implementação das ferramentas conseguiu uma redução de 1/5 das despesas postais e aumentou a taxa de resposta para 30%.

Dobrou lucros usando informações de cartões de “jogadores frequentes”, identificando grupos de jogadores que gastavam pouco mas geravam muito lucro, e criou promoções diferenciadas.

Logotipo da Verizon Wireless.

Empresa americana de Telecom, conseguiu redução de churn (abandono de clientes) de 2% para menos de 1,5%: de 34,6 milhões de usuários, aproximadamente 170 mil foram retidos.

 Text mining

Text mining.
Fonte: Jirsak/ Shutterstock.

De acordo com Rouse (2017), text mining pode ajudar as organizações a extrair informações valiosas para os negócios a partir de textos contidos em documentos, e-mails e postagens em mídias sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin etc. Trata-se de fazer a mineração e extração em dados não estruturados usando processamento de linguagem natural, aplicando-se modelos estatísticos e técnicas de aprendizagem por máquinas. Como textos escritos em linguagem natural geralmente apresentam inconsistências e ambiguidades em relação à semântica (significado) e sintaxe (forma escrita), como uso de gírias, termos não técnicos, ironias, sarcasmos etc., o text mining é um processo complexo.

Os aplicativos de análise de texto podem transferir palavras e frases de dados não estruturados para valores numéricos que podem ser ligados a dados estruturados em banco de dados. Estando em bases de dados, podem ser aplicadas técnicas de data mining.

O uso de ferramentas de text mining apoia o processo de inteligência competitiva. Enquanto o data mining obtém conhecimento com os dados de dentro da empresa, o text mining obtém conhecimento a partir de dados obtidos fora da empresa, com o objetivo de conhecer os clientes, concorrentes e clientes dos concorrentes. As fontes de dados podem ser redes sociais, jornais e revistas eletrônicas, e-mails, memorandos etc.

Usando text mining é possível, dentre outros exemplos, extrair frases de um artigo ou livro e criar um resumo de seu conteúdo, analisar currículos e obter os dados de seus sujeitos, como e-mail, telefone, endereço, habilidades profissionais etc. Em aplicações que envolvem a análise semântica (de significado), é possível analisar as palavras no texto e saber se o conteúdo expressa opinião positiva ou negativa. Uma empresa poderia utilizar este recurso para saber se as pessoas estariam emitindo opiniões favoráveis ou desfavoráveis sobre seus produtos ou serviços.

Com a crescente adesão de pessoas nas redes sociais, as empresas preocupam-se em saber a opinião dos internautas e, para isso, utilizam ferramentas de web mining, que extraem informações de páginas web.

Curiosidade     

As maiores bases de dados do mundo!

  1. World Data Centre for Climate (WDCC) operado pelo Max Planck Institute for Meteorology and German Climate Computing Centre: 6 Petabytes.
  2. The National Energy Research Scientific Computing Center (NERSC): 2.8 Petabytes
  3. AT&T: entrega serviços móveis avançados, TV de última geração, internet de alta velocidade e soluções inteligentes para pessoas e negócios; banco de dados com mais de 1,9 trilhões de colunas.
  4. Google: contabiliza e armazena cada pesquisa simples em seu banco de dados, que gira em torno de 91 milhões de pesquisas por dia; coleta informações sobre usuários e armazena-as como entradas em seu banco de dados, da ordem de 33 trilhões.
  5. Sprint: banco de dados registra mais de 365 milhões de detalhes de chamadas por dia; possui mais de 2,85 trilhões de colunas; registra cerca de 70 mil chamadas por segundo.
  6. ChoicePoint / LexisNexis: seu banco de dados contém informação de 250 milhões de pessoas dos Estados Unidos, como endereços, telefones, registros criminais, DNA: 250 terabytes
  7. Youtube: cerca de 100 milhões de vídeos são vistos, 60% de todos os vídeos são vistos online; 65 mil vídeos são postados por dia; são mais de 45 terabytes de dados.
  8. Amazon: 59 milhões de clientes ativos, uma coleção de 250 mil textos completos de livros online e mais de 42 terabytes de dados.
  9. Central Intelligence Agency (CIA): coleta informação pública e privada, e parte dela é disponível para consulta pública através do Electronic Reading Room and The World Fact Book; cerca de 100 FOIA (Freedom of Information Act items) são adicionados a cada mês, com dados estatísticos de mais de 250 países.
  10. Library of Congress: biblioteca do congresso dos Estados Unidos com 130 milhões de itens de livros e jornais novos e antigos; mais de 20 terabytes de dados.

Fonte: JOBANDWORK.ASIA (2017)

1 byte = 8 bits

1 kilobyte (KB) = 1024 bytes

1 megabyte (MB) = 1024 kilobytes

1 gigabyte (GB) = 1024 megabytes

1 terabyte (TB) = 1024 gigabytes

1 petabyte (PB) = 1024 terabytes

1 exabyte (EB) = 1024 petabytes

1 zettabyte (ZB) = 1024 exabytes

1 yottabyte (YB) = 1024 zettabytes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário