- Ivan: Bom dia pessoal! Esta é mais uma reunião de acompanhamento do projeto. Tivemos o início do projeto quando o termo de Abertura do Projeto foi divulgado e iniciamos a fase de planejamento. Desenvolvemos o PGP-Plano de Gerenciamento do Projeto e estamos atualizando toda a documentação de acordo com o progresso que estamos tendo. Já estamos com o projeto em andamento e algumas atividades já foram executadas. É hora de avaliarmos os resultados obtidos até aqui em comparação com aquilo que planejamos. Até este momento estamos dentro do prazo e orçamento estipulados inicialmente e todos aqui têm feito um esforço excepcional para que obtenhamos sucesso neste projeto. Temos que manter este ritmo! Mas é importante que façamos estas reuniões de acompanhamento periodicamente para avaliarmos os resultados e possamos manter o projeto de acordo com o planejado, informando a todos os envolvidos. Vi pelo cronograma do projeto que as atividades previstas até esta data foram cumpridas e alguns problemas foram detectados.
- Edson: William, apesar de estarmos indo bem até aqui, queria aproveitar a reunião para informar que alguns dos usuários envolvidos estão requisitando algumas mudanças. Até aqui, as mudanças solicitadas não alteram o escopo e o objetivo inicialmente proposto, mas se isso continuar podemos ficar fora do prazo e fico preocupado com os custos dessas mudanças.
- William: Muito bom que você tenha colocado isso nesta reunião. É importante que vocês documentem toda e qualquer mudança e envolvam os usuários. Se, eventualmente, vocês tiverem alguma dificuldade que possa interferir no prazo, custo ou escopo, devo ser envolvido no processo, pois envolverei os stakeholders para entender as solicitações de mudanças e decidiremos em conjunto se fazemos ou não.
- Edson: William, e se as mudanças forem muito grandes que afetem o escopo inicial, o prazo ou até mesmo o orçamento do projeto? Você é que vai decidir se faremos ou não?
- William: Não se preocupe com isso. Enquanto essas mudanças puderem ser discutidas e decididas entre os membros da equipe de projeto, eu farei isso, desde que não impacte nos objetivos do escopo, prazo e custo originalmente definidos. Se alguma grande mudança for solicitada e que impacte um desses fatores, envolverei o Ivan, que é o Patrocinador do projeto, para que ele decida juntamente com a equipe a melhor solução.
- Edson: Entendi William, vamos envolver o patrocinador somente em decisões mais profundas, correto?
- William: A ideia é essa, mas independente disso, vamos comunicar periodicamente o andamento do projeto a todos para que tenham conhecimento dos sucessos, fracassos, mudanças e eventuais riscos que possamos detectar. Mantenham essa comunicação ativa entre todos vocês, ok? Vamos voltar ao trabalho!
domingo, 2 de agosto de 2020
Grupo de Processos – Andamento do Projeto
sábado, 1 de agosto de 2020
Grupos de Processos do PMBoK – Resumo
sexta-feira, 31 de julho de 2020
Grupo de Processos de Finalização
- A confirmação de que o trabalho está de acordo com os requisitos;
- O aceite formalizado (assinado) do produto ou serviço pelo cliente;
- Relatórios finais de desempenho;
- Arquivamento dos registros do projeto e toda a documentação produzida;
- Atualização da base de conhecimento de lições aprendidas;
- Encerramento do projeto; e
- Liberação dos recursos do projeto.
quinta-feira, 30 de julho de 2020
Grupo de Processos de Controle e Monitoramento
O grupo de processos de Monitoramento e Controle ocorre em conjunto com a Execução, mas o foco é a verificação e a medição do trabalho para confirmar se o que foi executado está de acordo com o planejado.
O Monitoramento e Controle envolvem:
- Medição do desempenho do projeto em comparação com as linhas de base;
- Determinação de variações e consequentes recomendações de ações corretivas ou preventivas;
- Avaliação das ações corretivas adotadas;
- Auditoria de riscos;
- Execução de relatórios de desempenho; e
- Administração de contratos.
quarta-feira, 29 de julho de 2020
Grupo de Processos de Execução
- ✓ A mobilização da equipe de execução do trabalho;
- ✓ A execução do trabalho de acordo com o planejamento;
- ✓ Seguir as especificações e padrões estabelecidos;
- ✓ A implantação de mudanças aprovadas e reparo de defeitos;
- ✓ O desenvolvimento da equipe; e
- ✓ A seleção e contratação de fornecedores.
A Execução é a etapa que utiliza a maior parte dos recursos, sejam materiais, financeiros ou humanos. Em resumo, o grupo de processos Execução envolve:
- Alocação e desenvolvimento da equipe de execução do trabalho;
- Alocação dos recursos necessários à execução do trabalho;
- Execução do Plano de Gerenciamento do Projeto; e
- Execução do trabalho do projeto.
terça-feira, 28 de julho de 2020
Grupo de Processos de Planejamento
O grupo de processos de Planejamento possui o maior número de processos de todo o guia, contendo 24 de um total de 47 processos definidos na 5ª edição do PMBoK.
É nessa etapa do projeto que todas as tarefas a serem executadas no projeto devem ser definidas, incluindo as atividades:
- ✓ Planejar Gerenciamento do Escopo;
- ✓ Planejamento dos custos das tarefas;
- ✓ Planejar Gerenciamento do Custo (geral do projeto e sobre a sua forma de controle e monitoração);
- ✓ Planejar o prazo de execução cada uma das atividades do projeto;
- ✓ Planejar o Gerenciamento do Tempo (geral do projeto e sobre a sua forma de controle e monitoração);
- ✓ Planejar as aquisições que devem ser realizadas para o desenvolvimento do projeto (fornecedores, por exemplo);
- ✓ Planejar os recursos humanos envolvidos no projeto;
- ✓ Planejar os riscos aos quais o projeto está sujeito;
- ✓ Planejar o plano de respostas aos riscos avaliados;
- ✓ Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas (stakeholders).
Este grupo de processos envolve a determinação do escopo do projeto (o que deve ser feito), a definição da equipe e suas funções e responsabilidades (quem deve fazer), o desenvolvimento do cronograma (quando deve ser feito) e do orçamento (a que custo), a determinação de padrões e métricas de qualidade, a identificação de riscos, a determinação do que deve ser comprado ou adquirido, a execução do Plano de Gerenciamento do Projeto (como deve ser feito) e sua aprovação e a reunião inicial do projeto.
Em resumo, o grupo de processos de Planejamento envolve:
- Documentar e publicar a Declaração de Escopo do Projeto;
- Desenvolvimento da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) ou WBS (WorkBreakdownStructure);
- Desenvolvimento do Cronograma do Projeto;
- Determinação de Necessidades de Recursos;
- Definição de Compras e Aquisições;
- Desenvolvimento do Orçamento do Projeto;
- Desenvolvimento e publicação do Plano de Gerenciamento do Projeto.
À medida que forem surgindo novas informações sobre o projeto (dependências, riscos, premissas e restrições adicionais) estas serão identificadas ou resolvidas.
segunda-feira, 27 de julho de 2020
Grupo de Processos de Iniciação
O grupo de processos de Iniciação apresenta processos que facilitam a autorização formal para início de um novo projeto. O escopo inicial é definido, os recursos financeiros iniciais são reservados e, se ainda não foi designado, o gerente do projeto é indicado.
Antes de iniciar as atividades do grupo de processos de Iniciação, os requisitos ou as necessidades de negócios da empresa são documentados. Esta é a etapa da análise de viabilidade do projeto feita por meio de um processo de avaliação das alternativas, desenvolvendo-se descrições claras dos objetivos, para, então, selecionar a melhor. A alternativa escolhida contém uma documentação com informações importantes sobre o novo projeto e o TAP – Termo de Abertura do Projeto ou Project Charter. Quando o TAP é aprovado, o projeto é oficialmente autorizado.