As ferramentas que permitem a visualização de dados podem condensar 
milhares de números em uma única imagem e tornar as ferramentas de 
suporte à decisão mais atraentes, mais fáceis de usar e, principalmente,
 mais compreensíveis aos usuários e tomadores de decisão.
Estas ferramentas podem incluir imagens digitais, sistemas 
geográficos, interfaces gráficas com o usuário, gráficos, interfaces de 
realidade virtual, representações multidimensionais, vídeos, animações 
etc.
Além disso, estas ferramentas podem ajudar no monitoramento de dados,
 identificando de forma mais rápida tendências em dados corporativos e 
de mercado, representando uma enorme vantagem competitiva para a 
empresa. Assim, associar ferramentas de análise de big data/data mining 
às ferramentas de visualização pode ser uma combinação excelente para a 
tomada de decisão gerencial.
As ferramentas de monitoramento e visualização são mais fáceis de 
serem implementadas quando os dados estão armazenados em um DW. As 
ferramentas OLAP também podem se beneficiar do DW mostrando as 
informações de forma tridimensional, ou na forma de cubos.
Dentre os recursos de visualização de dados estão os dashboards e scorecards.
 Embora muitas vezes sejam vistos como um único conceito, é necessário 
fazer a distinção entre eles: suas características são apresentadas no 
quadro e ilustradas na figura seguinte.
	Diferenças entre dashboard e scorecard.
|   | 
Dashboard | 
Scorecard | 
| Foco | 
Tático – tem foco em operações e metas de curto prazo | 
Estratégico – tem foco em metas de longo prazo | 
| Medidas | 
Métrica: mostra uma fotografia do desempenho do negócio em um dado momento  | 
Métrica e KPI: mostra o progresso nas atividades do negócio ao longo do tempo | 
| Frequência | 
Tempo real | 
Atualizado periodicamente | 
| Propósito | 
Fornecer visão geral de alto nível da performance atual | 
Ajudar na execução da estratégia de negócios | 
| Parece-se com | 
Painel de carro (mostra como o carro está funcionando) | 
GPS (ajuda a entender onde a empresa está e quando atingirá o destino) | 
Fonte: baseado em GARETT, 2017.
 
	
	
Os dashboards fornecem informações imediatas sobre o desempenho dos 
negócios em toda a empresa. Já os scorecards apresentam uma visão 
consolidada sobre os objetivos estratégicos da empresa. Privilegiam 
informações estratégicas que são obtidas em um dado momento para análise
 crítica da alta direção. Scorecardsnão apresentam dados operacionais, 
como quantidade de chamados por clientes, avaliação de desempenho de 
colaboradores, dentre outros indicadores específicos. Eles demonstram 
graficamente o quão próximo ou distante a empresa está dos seus 
objetivos estratégicos.
Os KPIs (Key Performance Indicators,ou Indicadores-Chave
 de Desempenho) geralmente são definidos com o objetivo de medir as 
etapas mais relevantes de um processo, visando acompanhar seu progresso.
 Usando dashboards, muitas empresas desenvolvem “cockpits” (como mostra a figura acima), por meio dos quais podem acompanhar os resultados. O Balanced Scorecard (BSC)é um dos métodos mais utilizados pelas organizações para a definição dos indicadores-chave de desempenho.
							
								
Visualização de KPIs.
Fonte: NicoElNino/ shutterstock
 
Os dashboards e scorecardsfornecem informações imediatas sobre o 
desempenho dos negócios em toda a empresa. De uma maneira geral, são 
criados para os gestores que precisam, em dado momento, de uma visão 
geral do negócio ou de uma operação específica e consideram primordial 
dispor de uma visualização intuitiva e oportuna dos dados estratégicos, 
financeiros e operacionais.
Os dashboards fornecem uma representação gráfica do desempenho dos negócios de toda a organização. Os scorecards
 fornecem uma representação visual dos KPIs, que são cuidadosamente 
selecionados para ajudar as empresas a medir e gerenciar o desempenho.
As diversas ferramentas para gerenciamento de desempenho, de uma forma geral, apresentam as seguintes características:
							
As principais empresas de soluções de CPM/BI estão melhorando suas 
ferramentas de visualização de dados. Em 2010, a empresa QlikTech 
ofereceu suas ferramentas de forma gratuita ao mercado. Atualizado para 
Qlik, a empresa oferece produtos como o Qlik View e Qlik Sense.
	
	
Ferramentas avançadas de visualização e descoberta de dados continuam
 a despertar grande interesse em função da sua facilidade de uso, de seu
 apelo visual e de sua capacidade de acelerar o tempo de trabalho, numa 
época em que ocorre uma explosão de dados.