terça-feira, 4 de agosto de 2020

Área de Gerenciamento da Integração do Projeto

O Gerenciamento da Integração é a área central do gerenciamento de projetos que define os processos e as atividades que integram os diversos elementos necessários à gestão de um projeto. Esta área orquestra todas as outras partes do projeto para que funcionem de forma integrada e garantem que o projeto continue do início até seu final. Entre suas atribuições estão as escolhas sobre alocação de recursos, balanceamento entre objetivos e opções conflitantes e gerenciamento de dependências mútuas entre as áreas de conhecimento de GP.

As habilidades do gerente de projetos, como negociação, gerenciamento de conflitos, boa comunicação, organização etc., são bastante requeridas.

O Gerenciamento de Integração possui 6 processos e é a única área de conhecimento que apresenta processos em todos os grupos.

Processos da área de conhecimento Integração e os grupos de processos.
Áreas de conhecimento Grupos de processos de gerenciamento de projetos
Grupos de processos de iniciação Grupo de processos de planejamento Grupo de processos de execução Grupo de processos de monitoramento e controle Grupo de processos de encerramento
4. Gerenciamento da integração do projeto 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto 4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto
4.5 Realizar o controle integrada das mudanças
4.6 Encerrar o projeto ou fase
Fonte: PMI (2013, p. 61).

“Os processos de Gerenciamento da Integração de Projetos são:

4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto: processo de desenvolver um documento que, formalmente, autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto.

4.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto: processo de definir, preparar e coordenar todos os planos subsidiários e integrá-los a um plano de gerenciamento de projeto abrangente. As linhas de base e os planos subsidiários integrados do projeto podem ser incluídos no PGP .

4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: processo de liderar e realizar o trabalho definido no PGP e a implantação das mudanças aprovadas para atingir os objetivos do projeto.

4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto: processo de acompanhar, revisar e registrar o progresso do projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no PGP.

4.5 Realizar o controle integrado de mudanças: processo de revisar todas as solicitações de mudança, aprovar as mudanças e gerenciar as mudanças nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, e comunicar a decisão sobre os mesmos.

4.6 Encerrar o projeto ou fase: processo de finalização de todas as atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto para encerrar, formalmente, o projeto ou a fase.”

Fonte: (PMI, 2013; p. 63).

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Áreas de Conhecimento do PMBoK

O guia PMBoKé organizado em áreas de conhecimento e, por sua vez, cada área de conhecimento é descrita por meio de processos.

As 10 áreas de conhecimento caracterizam os principais aspectos envolvidos em um projeto e na sua gestão: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Relação com Stakeholders (Figura). A área de conhecimento de Gerenciamento das Partes Interessadas, que trata a relação com os stakeholders do projeto, foi incluída na 5ª edição do PMBoK.

10 áreas de conhecimento do PMBoK.
Fonte: GO2WEB (2013).

Um projeto é um esforço integrado e cada área de conhecimento refere-se a um fator que deve ser considerado dentro da gestão de projetos e a sua execução é fundamental para o seu sucesso, caso contrário, poderá afetar o projeto de forma negativa.

Os 47 processos definidos no guia PMBoK interagem com os grupos de processos e as áreas de conhecimento. O Quadro ilustra a quantidade de processos existentes e relacionados entre os 5 Grupos de Processos e as 10 Áreas de conhecimento.

Distribuição dos 47 processos do PMBoK entre as áreas de conhecimento e os grupos de processos.
Fonte: Baseado em PMI (2013).

As áreas de conhecimento Escopo, Tempo, Custo e Qualidade são consideradas as áreas determinantes para o sucesso de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada. Estas áreas de conhecimento respondem as questões: O quê? Quando? Quanto? Como?

Recursos Humanos e Aquisições são as áreas de conhecimento consideradas como fornecedoras de insumos para produzir o trabalho do projeto.

As áreas de conhecimento Comunicações e Riscos buscam manter as expectativas e as incertezas controladas, assim como o projeto dentro dos objetivos traçados. São as áreas de conhecimento consideradas de controle de um projeto.

A área de conhecimento Integração busca unificar, consolidar e promover a comunicação e as ações integradoras que são essenciais para a execução controlada do projeto até a sua finalização, de forma a atender tanto as expectativas das partes interessadas como os requisitos do projeto.

A área de Gerenciamento das Partes Interessadas trata das ações que venham a garantir o engajamento dos stakeholders, realizando tomadas de decisões assertivas e oportunas ao longo do projeto e facilitando a mudança organizacional proporcionada pelos resultados do projeto.

Escopo, Tempo, Custo e Qualidade


Recursos Humanos e Aquisições


Comunicações e Riscos


Integração


Partes Interessadas

domingo, 2 de agosto de 2020

Grupo de Processos – Andamento do Projeto

Voltamos ao nosso exemplo na sala de reunião na empresa CPI, uma indústria (fictícia) que fabrica produtos de consumo para uso residencial e comercial. Neste momento o nosso personagem, William, gerente de projetos, esta na sala com alguns integrantes da equipe de projetos. O projeto já foi iniciado e o gerente de projetos está em uma reunião de acompanhamento do projeto com parte de sua equipe. Ele está analisando o andamento do projeto. Vamos acompanhar o diálogo entre eles:
  • Ivan: Bom dia pessoal! Esta é mais uma reunião de acompanhamento do projeto. Tivemos o início do projeto quando o termo de Abertura do Projeto foi divulgado e iniciamos a fase de planejamento. Desenvolvemos o PGP-Plano de Gerenciamento do Projeto e estamos atualizando toda a documentação de acordo com o progresso que estamos tendo. Já estamos com o projeto em andamento e algumas atividades já foram executadas. É hora de avaliarmos os resultados obtidos até aqui em comparação com aquilo que planejamos. Até este momento estamos dentro do prazo e orçamento estipulados inicialmente e todos aqui têm feito um esforço excepcional para que obtenhamos sucesso neste projeto. Temos que manter este ritmo! Mas é importante que façamos estas reuniões de acompanhamento periodicamente para avaliarmos os resultados e possamos manter o projeto de acordo com o planejado, informando a todos os envolvidos. Vi pelo cronograma do projeto que as atividades previstas até esta data foram cumpridas e alguns problemas foram detectados.
  • Edson: William, apesar de estarmos indo bem até aqui, queria aproveitar a reunião para informar que alguns dos usuários envolvidos estão requisitando algumas mudanças. Até aqui, as mudanças solicitadas não alteram o escopo e o objetivo inicialmente proposto, mas se isso continuar podemos ficar fora do prazo e fico preocupado com os custos dessas mudanças.
  • William: Muito bom que você tenha colocado isso nesta reunião. É importante que vocês documentem toda e qualquer mudança e envolvam os usuários. Se, eventualmente, vocês tiverem alguma dificuldade que possa interferir no prazo, custo ou escopo, devo ser envolvido no processo, pois envolverei os stakeholders para entender as solicitações de mudanças e decidiremos em conjunto se fazemos ou não.
  • Edson: William, e se as mudanças forem muito grandes que afetem o escopo inicial, o prazo ou até mesmo o orçamento do projeto? Você é que vai decidir se faremos ou não?
  • William: Não se preocupe com isso. Enquanto essas mudanças puderem ser discutidas e decididas entre os membros da equipe de projeto, eu farei isso, desde que não impacte nos objetivos do escopo, prazo e custo originalmente definidos. Se alguma grande mudança for solicitada e que impacte um desses fatores, envolverei o Ivan, que é o Patrocinador do projeto, para que ele decida juntamente com a equipe a melhor solução.
  • Edson: Entendi William, vamos envolver o patrocinador somente em decisões mais profundas, correto?
  • William: A ideia é essa, mas independente disso, vamos comunicar periodicamente o andamento do projeto a todos para que tenham conhecimento dos sucessos, fracassos, mudanças e eventuais riscos que possamos detectar. Mantenham essa comunicação ativa entre todos vocês, ok? Vamos voltar ao trabalho!

sábado, 1 de agosto de 2020

Grupos de Processos do PMBoK – Resumo

A Figura mostra o fluxo de informações de projeto nos diversos processos utilizados no seu gerenciamento. Ao longo do ciclo de vida do projeto, uma grande quantidade de dados é coletada, analisada, transformada em informações e distribuída em formatos distintos, entre os vários processos de controle.

Fluxo de informações e relatórios do projeto.
Fonte: PMI (2013, p. 60).

Os processos dos grupos de processos de gerenciamento de projetos estão ligados e interagem entre si durante toda a execução do projeto. Conforme já mencionamos, muitas das saídas de processos são entradas para processos seguintes, que se tornam entradas para outros processos e assim por diante, até o encerramento do projeto.

Uma entrada geralmente define “o que preciso antes de fazer...?”, enquanto uma saída usualmente define “o que terei quando terminar?”. Geralmente, após obtermos as entradas do processo, usamos ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos para obtermos as saídas desejadas.

Um projeto nada mais é que um conjunto de atividades iniciadas e finalizadas em um período de tempo específico, ou seja, com início e fim definidos. Para gerenciar um projeto e planejar a sua existência temos que previamente definir diversos itens e, assim, estabelecer prazos e resultados a serem alcançados.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Grupo de Processos de Finalização

O grupo de processos de Finalização (ou Encerramento) inclui os processos usados para finalizar, formalmente, todas as atividades do projeto ou de uma fase do projeto, entregar o produto finalizado ou encerrar um projeto cancelado (isso pode acontecer quando, por qualquer motivo, a empresa decide cancelar o projeto por motivos estratégicos, financeiros, por exemplo). O grupo de processos de Finalização deve conter:
  • A confirmação de que o trabalho está de acordo com os requisitos;
  • O aceite formalizado (assinado) do produto ou serviço pelo cliente;
  • Relatórios finais de desempenho;
  • Arquivamento dos registros do projeto e toda a documentação produzida;
  • Atualização da base de conhecimento de lições aprendidas;
  • Encerramento do projeto; e
  • Liberação dos recursos do projeto.
Em resumo, o grupo de processos de Finalização, quando terminado, verifica se os processos definidos estão finalizados dentro de todos os grupos de processos para encerrar o projeto (ou uma fase do projeto), conforme adequado, e estabelece, formalmente, que o projeto (ou a fase do projeto) está concluído. Dentro do grupo de Processos de Finalização encontramos dois processos que podem ser vistos na Figura.

Processos do Grupo de Processos de Finalização.
Fonte: Baseado em PMI (2013).

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Grupo de Processos de Controle e Monitoramento

O grupo de processos de Monitoramento e Controle ocorre em conjunto com a Execução, mas o foco é a verificação e a medição do trabalho para confirmar se o que foi executado está de acordo com o planejado.

O Monitoramento e Controle envolvem:

  • Medição do desempenho do projeto em comparação com as linhas de base;
  • Determinação de variações e consequentes recomendações de ações corretivas ou preventivas;
  • Avaliação das ações corretivas adotadas;
  • Auditoria de riscos;
  • Execução de relatórios de desempenho; e
  • Administração de contratos.
Dentro do grupo de Processos de Controle e Monitoramento encontramos dez processos que podem ser vistos na Figura.

Processos do Grupo de Processos de Controle e Monitoramento.
Fonte: Baseado em PMI (2013).

Se, eventualmente, forem detectadas diferenças entre o planejado e o executado, medidas corretivas são tomadas para que o projeto volte ao que foi planejado. A verificação e a medição consideram as linhas de base (planejamento inicial) de escopo, tempo, custo, qualidade, riscos identificados e qualquer fator definido no PGP (Plano de Gerenciamento do Projeto), incluindo a ocorrência de novos riscos para o cumprimento das metas e objetivos do projeto.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Grupo de Processos de Execução

O grupo de processos de Execução é a etapa em que o trabalho do projeto é realizado. Este grupo de processos tem como objetivos:
  • ✓ A mobilização da equipe de execução do trabalho;
  • ✓ A execução do trabalho de acordo com o planejamento;
  • ✓ Seguir as especificações e padrões estabelecidos;
  • ✓ A implantação de mudanças aprovadas e reparo de defeitos;
  • ✓ O desenvolvimento da equipe; e
  • ✓ A seleção e contratação de fornecedores.

A Execução é a etapa que utiliza a maior parte dos recursos, sejam materiais, financeiros ou humanos. Em resumo, o grupo de processos Execução envolve:

  • Alocação e desenvolvimento da equipe de execução do trabalho;
  • Alocação dos recursos necessários à execução do trabalho;
  • Execução do Plano de Gerenciamento do Projeto; e
  • Execução do trabalho do projeto.
Este grupo de processos também aborda o escopo definido na declaração do escopo do projeto e implanta as mudanças aprovadas. No grupo de Processos de Execução encontramos oito processos, apresentados na Figura.

Processos do Grupo de Processos de Execução.
Fonte: Baseado em PMI (2013).