sábado, 20 de junho de 2020

Planejamento do Projeto: escopo e viabilidade do projeto

Você construiria uma casa sem saber quanto iria gastar, que tarefas precisariam ser feitas e quais seriam os prazos para executá-las? Faço a mesma pergunta a você. Certamente sua resposta seria: não. Como a maioria dos sistemas e produtos de software pode custar consideravelmente mais do que construir uma casa, é muito razoável fazer uma estimativa antes de se começar a criar software.

A primeira atividade de planejamento do projeto de software é a determinação do escopo. O escopo do software descreve as funções e características que devem ser ofertadas aos usuários, o conjunto de dados de entrada e saída, o desempenho, as restrições, as interfaces e a confiabilidade que limitam o sistema. O escopo geralmente é definido por meio de:

  • uma descrição narrativa do escopo do software após a comunicação com todos os stakeholders (partes interessadas); e
  • um conjunto de casos de uso desenvolvido com a participação dos usuários (clientes).

Em ambos os caminhos é necessária uma intensa comunicação entre desenvolvedores e clientes. A técnica mais utilizada para isso é conduzir uma reunião preliminar ou uma entrevista, mas existem técnicas mais avançadas que visam facilitar essa comunicação. Como exemplo, podemos citar o FAST- Facilitated Application Specification Technique que é uma abordagem que visa encorajar a criação de uma equipe de clientes e desenvolvedores que trabalham juntos para identificar o problema, propor elementos de solução, negociar diferentes abordagens e especificar um conjunto preliminar de requisitos.

A figura mostra as atividades relacionadas ao processo “Definir o escopo” de acordo com o guia PMI/PMBoK 5ª edição.

Atividades do processo Definir o Escopo

 

Fonte: PMI/PMBoK (2013, p. 120).

Uma vez entendido o escopo, é importante determinar a viabilidade do projeto dentro das dimensões delimitadas de: tecnologia, orçamento, tempo e recursos. Isso é importante para evitar dedicar esforço e dinheiro em um projeto que pode estar condenado ao fracasso desde o início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário