Quando estamos envolvidos em um projeto de software, antes mesmo de
começarmos a realizá-lo, precisamos lidar com alguns aspectos decisivos
para o seu sucesso ou fracasso. Alguns destes aspectos, relacionados ao
gerenciamento de projetos, são: escopo, custo, recursos e cronograma.
Mas, de uma maneira mais geral, podemos dizer que o planejamento de um
projeto de software envolve atividades como: Estimativa, Cronograma,
Análise e gestão de risco, Planejamento da gestão da qualidade e
Planejamento da gestão de mudanças.
Planejamento do Projeto
Fonte: dizain/Shutterstock
A
estimativa é imprescindível para que sejam determinados a demanda de
custos, esforço, recursos e tempo necessários para a criação do sistema
ou artefato de software. Portanto, torna-se necessária grande dedicação a
este assunto.
A estimativa de software é vista tanto como arte quanto como ciência e
o desenvolvedor conta com várias técnicas úteis para auxiliá-lo. As
métricas de processo e projeto coletadas ao longo de projetos anteriores
fornecem uma base importante para a geração de estimativas
quantitativas. Mas é importante ressaltar que a experiência do pessoal
envolvido pode ajudar imensamente na medida em que as estimativas são
desenvolvidas e revistas.
O planejamento de projeto fornece um guia para a Engenharia de
Software bem sucedida. A estimativa é importante porque estabelece uma
base para todas as outras atividades de planejamento de projeto.
Normalmente, as estimativas são feitas dentro de um período de tempo
limitado no início do projeto e devem ser atualizadas regularmente à
medida que o projeto avança. As abordagens modernas de Engenharia de
Software, como os modelos evolucionários e modelos ágeis, assumem uma
visão iterativa do desenvolvimento de software. Em tais abordagens, é
possível revisitar a estimativa à medida que mais informações são
conhecidas, permitindo, assim, revisá-la quando o cliente solicita
modificações nos requisitos.
A estimativa de recursos, de custo e de cronograma exige experiência,
acesso às informações históricas consistentes e empenho nas previsões
quantitativas, quando informação qualitativa, em alguns casos, é tudo o
que há disponível.
Toda estimativa tem incerteza e isso acaba acarretando riscos ao
projeto. Se o escopo do projeto é mal entendido ou se os requisitos
estão sujeitos a mudanças frequentes, a incerteza e o risco podem se
tornar perigosamente altos.
Para tratarmos as estimativas de software, precisamos considerar o
conjunto de tarefas relacionadas ao Planejamento de Projeto. O
planejamento do projeto de software objetiva proporcionar um framework
para que o gerente de projetos possa fazer estimativas adequadas de
recursos, custos e cronograma. De acordo com Pressman e Maxim (2016, p.
730) as tarefas associadas a um bom planejamento de projeto são:
- Estabelecer o escopo do projeto.
- Determinar a viabilidade do projeto.
- Definir os recursos necessários (recursos humanos, softwares reutilizáveis, ambiente de desenvolvimento).
- Realizar as estimativas do projeto.
- Fazer a Gestão de Riscos.
- Desenvolver o cronograma do projeto.
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