A estimativa é imprescindível para que sejam determinados a demanda de custos, esforço, recursos e tempo necessários para a criação do sistema ou artefato de software. Portanto, torna-se necessária grande dedicação a este assunto.
A estimativa de software é vista tanto como arte quanto como ciência e o desenvolvedor conta com várias técnicas úteis para auxiliá-lo. As métricas de processo e projeto coletadas ao longo de projetos anteriores fornecem uma base importante para a geração de estimativas quantitativas. Mas é importante ressaltar que a experiência do pessoal envolvido pode ajudar imensamente na medida em que as estimativas são desenvolvidas e revistas.
O planejamento de projeto fornece um guia para a Engenharia de Software bem sucedida. A estimativa é importante porque estabelece uma base para todas as outras atividades de planejamento de projeto.
Normalmente, as estimativas são feitas dentro de um período de tempo limitado no início do projeto e devem ser atualizadas regularmente à medida que o projeto avança. As abordagens modernas de Engenharia de Software, como os modelos evolucionários e modelos ágeis, assumem uma visão iterativa do desenvolvimento de software. Em tais abordagens, é possível revisitar a estimativa à medida que mais informações são conhecidas, permitindo, assim, revisá-la quando o cliente solicita modificações nos requisitos.
A estimativa de recursos, de custo e de cronograma exige experiência, acesso às informações históricas consistentes e empenho nas previsões quantitativas, quando informação qualitativa, em alguns casos, é tudo o que há disponível.
Toda estimativa tem incerteza e isso acaba acarretando riscos ao projeto. Se o escopo do projeto é mal entendido ou se os requisitos estão sujeitos a mudanças frequentes, a incerteza e o risco podem se tornar perigosamente altos.
Para tratarmos as estimativas de software, precisamos considerar o conjunto de tarefas relacionadas ao Planejamento de Projeto. O planejamento do projeto de software objetiva proporcionar um framework para que o gerente de projetos possa fazer estimativas adequadas de recursos, custos e cronograma. De acordo com Pressman e Maxim (2016, p. 730) as tarefas associadas a um bom planejamento de projeto são:
- Estabelecer o escopo do projeto.
- Determinar a viabilidade do projeto.
- Definir os recursos necessários (recursos humanos, softwares reutilizáveis, ambiente de desenvolvimento).
- Realizar as estimativas do projeto.
- Fazer a Gestão de Riscos.
- Desenvolver o cronograma do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário