sábado, 6 de junho de 2020

Considerações sobre Métricas

Há um grande número de métricas de software, que normalmente são aplicadas de forma isolada e consideradas insatisfatórias por grande parte dos desenvolvedores.

No passado, várias métricas e uma série de processos foram propostos, mas a maioria não possuía uma base teórica suficiente e/ou uma significativa validação experimental. Várias delas foram definidas e, em seguida, testadas e utilizadas em apenas um ambiente limitado. Apesar de, em alguns casos, existirem relatos de validação ou de aplicação dessas métricas, testes ou uso em ambientes diferentes produziram resultados não esperados. Essas diferenças acabam por não serem surpreendentes, uma vez que faltam definições claras e hipóteses de testes bem definidas.

Assim, existe um grande número de métricas que podem ser utilizadas, mas devemos observar quais delas têm sido mais amplamente utilizadas ou aceitas, pois certamente apresentam resultados mais efetivos.

Se o desenvolvedor construir uma aplicação apoiada por métricas escolhidas de forma criteriosa, elas poderão produzir resultados úteis se forem utilizadas de acordo com o ambiente especificado.

Independentemente das métricas adotadas. é muito importante para as organizações a coleta efetiva dessas métricas e o registro histórico dos projetos, formando uma base de conhecimento que auxilie nos processos de análise, melhoria e tomada de decisão.

Muitos fatores devem ser levados em consideração para a escolha das métricas. Recomendamos que você identifique qual a necessidade de medição do projeto (qualidade, produtividade, erros, falhas etc.) para, em seguida, adotar mecanismos que permitam uma medição mais significativa e efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário