segunda-feira, 8 de junho de 2020

Métricas orientadas a função - Pontos de Função (PF) ou FP (Function Points)

A métrica Ponto de Função (PF) ou Function Point (FP) pode ser utilizada como forma de medir a funcionalidade fornecida por um sistema. Pressman e Maxim (2016, p. 659) indicam que podem ser usadas para:

  • estimar o custo ou trabalho necessário para projetar, codificar e testar o software;
  • prever o número de erros que serão encontrados durantes os testes; e
  • prever o número de componentes e/ou o número de linhas de código-fonte projetadas.

Os PFs são derivados de medidas calculáveis do domínio de informações do software com base em:

  1. ExternalInputs-EIs (número de entradas externas): cada entrada externa tem origem em um usuário ou é transmitida de outra aplicação. Fornece dados distintos orientados à aplicação ou informações de controle.
  2. External Outputs-EOs (número de saídas externas): cada saída externa é formada por dados derivados da aplicação e fornece informações para o usuário.
  3. ExternalinQuiries-EQs (número de consultas externas): refere-se a uma entrada online que resulta na geração de alguma resposta imediata do software na forma de uma saída online.
  4. InternalLogical Files-ILFs (número de arquivos lógicos internos): cada arquivo lógico interno é um conjunto de dados que fica dentro dos limites da aplicação e é mantido por meio de entradas externas.
  5. External Interface Files-EIFs (número de arquivos de interface externos): cada arquivo de interface externo é um conjunto de dados que fica fora da aplicação, mas fornece dados que podem ser usados pela aplicação.

Para o cálculo de Pontos de Função, os passos descritos a seguir devem ser seguidos.

[1] Primeiro passo: preencher as colunas sombreadas da tabela. Note que nessa tabela você deve preencher apenas os dados da coluna Contagem e fazer o cálculo da coluna Contagem x Fator de Peso e totalizar a Contagem Total. As colunas Valor do domínio da informação e Fator de Pesos já estão preenchidas, pois são valores são propostos pelo modelo e, a princípio, são fixos. Então, nesse passo, você terá que estimar a quantidade de cada parâmetro previsto para o software a ser desenvolvido e atribuir um fator de peso para cada um deles.

Uma grande questão que surge é como minimizar a subjetividade na atribuição desses fatores de ponderação, porque isso pode variar de pessoa para pessoa. O IFPUG – International Function Points Users Group – disponibiliza uma série de recomendações visando minimizar essa subjetividade.

Uma vez preenchida a tabela, você terá o valor de Contagem Total, o qual será utilizado no terceiro passo do cálculo.

Tabela para Pontos de Função
Valor do domínio da informação Contagem Fator de Peso Contagem x Fator de Peso
Simples Médio Complexo
Nº de Entradas Externas (EIs)   3 4 6  
Nº de Saídas Externas (EOs)   4 5 7  
Nº de Consultas Externas (EQs)   3 4 6  
Nº de ArqLóg Internos (ILFs)   7 10 15  
Nº de ArqInterf Externos (EIFs)   5 7 10  
Contagem Total  
Fonte: baseada em Pressman; Maxim (2016, p. 660).

Nenhum comentário:

Postar um comentário