terça-feira, 9 de junho de 2020

Métricas orientadas a função - Pontos de Função (PF) ou FP (Function Points) - parte 2

[2] Passo 2: para o cálculo dos pontos de função, você terá que avaliar as 14 questões apresentadas no quadro 1, também relacionadas às funcionalidades do software a ser desenvolvido. Para cada uma dessas perguntas, você terá que atribuir um fator de ajuste de valor ou Value Adjustment Factor – VAF, Fi (i = 1 a 14), obedecendo à escala proposta pelo modelo apresentado no quadro 2.

Quadro 1 – 14 perguntas relacionadas às funcionalidades
1. O sistema exige backup e recuperação confiáveis 8. Os arquivos são atualizados on-line?
2. É requerida comunicação de dados? 9. Entradas, saídas, arquivos e consultas são complexos?
3. Existem funções de processamento distribuído? 10. O processamento interno é complexo?
4. O desempenho é crítico? 11. O código é projetado para ser reusável?
5. O sistema funcionará num sistema operacional existente e intensamente utilizado? 12. A conversão e a instalação estão incluídas no projeto?
6. São requeridas entrada de dados on-line? 13. O sistema é projetado para múltiplas instalações em diferentes organizações?
7. As entradas on-line requerem que as transações de entrada sejam construídas com várias telas e operações? 14. A aplicação é projetada de forma a facilitar mudanças e o uso pelo usuário?
Fonte: baseado em Pressman; Maxim (2016, p. 661).

Quadro 2 – Escala de VAFs – Value Adjustment Factors
Fonte: baseado em Pressman; Maxim (2016, p. 661).

Para evitar o problema da subjetividade ao avaliar a influência de cada funcionalidade, o IFPUG desenvolveu recomendações a serem seguidas.

No final desse segundo passo, você terá a soma das influências de cada uma das 14 perguntas. O valor dessa soma variará de um mínimo de 0 (todas as 14 perguntas tendo valor 0) a um valor máximo de 70 (todas as perguntas tendo valor igual a 5).

2 comentários: