sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Controle e Monitoramento

Como já vimos, nesta fase nosso gerente de projetos estará envolvido em atividades de monitoramento e controle, verificando se o trabalho do projeto está sendo executado de acordo com o planejamento elaborado e atualizando os documentos gerados nos grupos anteriores. Aqui, o gerente de projetos:

  • Mede o desempenho do projeto;
  • Toma ações corretivas em algum desvio ocorrido;
  • Realiza auditoria; e
  • Administra contratos, entre outras atividades.

Encerramento

Neste grupo, o gerente de projetos estará formalizando o final das atividades, obtendo o aceite formal do cliente com o produto ou serviço entregue. O gerente finaliza os relatórios de desempenho, arquiva a documentação do projeto, libera os recursos e encerra, formalmente, o projeto ou parte dele por meio de um termo de encerramento de um projeto, como o mostrado na Figura.

Exemplo de termo de encerramento do projeto.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Execução

No grupo de processos de Execução, o gerente de projetos coloca em execução as atividades desenvolvidas no grupo de Planejamento. Aqui, basicamente, o gerente de projetos segue os passos ilustrados na Figura e atualiza as documentações durante a execução do projeto.

Exemplo de atividades a serem desenvolvidas no grupo de Execução.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Planejamento de Aquisições do Projeto

Enquanto nosso gerente de projetos planeja o projeto, ele faz uma análise prévia para saber se o projeto será desenvolvido internamente (na própria empresa) ou se será desenvolvido externamente (fornecedor). Normalmente, existe um departamento específico para controle de aquisições em uma organização (Compras, Jurídico etc.) e se o gerente chegar à conclusão que é melhor desenvolver o projeto (total ou parcialmente) por terceiros, esse departamento deve ser envolvido no projeto para administrar os contratos. Este processo varia de acordo com o tipo de empresa em que se atua.

Nesta etapa, o gerente de projetos deve auxiliar o departamento responsável pelas aquisições detalhando o trabalho do que deve ser adquirido por um fornecedor em um documento chamado Declaração de Trabalho da Aquisição. Outros documentos usados em aquisições são a RFQ – Request for Quotation e a RFP – Request for Proposal.

Um exemplo de ciclo de atividades que pode ser seguido, nesta etapa, está ilustrado na Figura.

Exemplo de fluxo no planejamento de aquisições.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Planejamento de Riscos do Projeto

Nosso gerente também sabe que o projeto está sujeito a riscos que impactam no seu sucesso, portanto, a elaboração de um planejamento de riscos, impactos e possíveis soluções são essenciais. Isso garante uma ação proativa por parte do gerente de projetos.

Em conjunto com stakeholders ou até mesmo utilizando opinião especializada (consultorias, por exemplo), o planejamento dos riscos do projeto é uma arma eficiente de contornar possíveis problemas.

A Figura mostra um exemplo de um plano de gerenciamento de riscos do projeto.

Exemplo de Plano de Gerenciamento de Riscos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Matriz de Responsabilidades – RACI

Outro ponto importante no trabalho deste gerente de projetos é a definição dos papéis e responsabilidades dos recursos em cada atividade. Para isso, o gerente elabora a matriz RACI que é uma importante ferramenta de apoio no gerenciamento dos recursos humanos e das comunicações.

A matriz RACI é usada para formalizar os papéis e responsabilidades durante um projeto e uma forma de delegação de responsabilidades aos integrantes da equipe de projeto. A Figura ilustra um exemplo de matriz RACI.

Detalhadamente, na matriz RACI definem-se:

[R]esponsible – responsável pela execução da tarefa.

[A]ccountable – prestador de contas, responsável pela aprovação.

[C]onsulted – consultor da tarefa e responsáveis por fornecerem informações úteis para a conclusão da tarefa.

[I]nformed – pessoas informadas sobre o progresso e status da tarefa.

Exemplo de matriz de responsabilidades do projeto.
Gráfico RACI Indivíduo
Atividade Ana João Carlos Cláudia Sueli
Criar termo de abertura A R I I I
Coletor os requisitos I A R C C
Apresentar solicitação de mudança I A R R C
Desenvolver plano de testes A C I I R
R = Responsável / A = Responsável pela aprovação / C = Consultar / I = Informar Fonte: PMI (2013, p. 262).

domingo, 23 de agosto de 2020

Plano de Comunicação

Segundo o PMI-PMBoK (2013), o plano de comunicação serve como um guia para a comunicação durante a duração do projeto.

Este plano é um documento ativo e é atualizado periodicamente durante todo o projeto, transmitindo a mensagem correta, do transmissor ao público correto, pelo canal e tempo adequados. Um bom plano de comunicação (veja exemplo na Figura) deve especificar:

  • O público-alvo a quem se destina a comunicação;
  • O conteúdo da comunicação;
  • A periodicidade de comunicação para cada tipo de público-alvo;
  • Os resultados desejados na comunicação;
  • Como a mensagem será entregue; e
  • Quem enviará a comunicação (Remetente).
Exemplo de Plano de Comunicação de Projeto.

sábado, 22 de agosto de 2020

Cronograma do Projeto

De posse de todas essas informações, o gerente de projetos possui uma base para o desenvolvimento do cronograma, execução e controle do trabalho do projeto.

Na construção do cronograma é necessário que o gerente de projetos inclua as datas planejadas de início e término de cada atividade. Mas, se o planejamento de recursos for realizado em um estágio inicial, o cronograma do projeto continuará sendo preliminar até que as atribuições de recursos sejam confirmadas e as datas de início e término agendadas sejam estabelecidas.

O gerente de projetos pode apresentar o cronograma do projeto de forma sumarizada (chamado de cronograma mestre ou de marcos) ou em detalhes. Normalmente, o cronograma é apresentado de forma gráfica, usando alguns formatos como:

  • Diagrama de rede do cronograma do projeto: este formato apresenta informações sobre a data das atividades, sequência de atividades e atividades de caminho crítico (CPM - Critical Path Method) do cronograma do projeto.
  • Gráfico de Barras: formato com barras representando as atividades que são facilmente visíveis e usadas em apresentações gerenciais. Mostram as datas de início e fim, além da duração planejada de cada atividade.
  • Gráfico de Marcos: semelhante ao gráfico de barra, este formato identifica o início ou fim planejado das principais entregas.

Na administração, ou mais especificamente na área de gerenciamento de projetos, o caminho crítico ou CPM é um termo criado para designar um conjunto de tarefas vinculadas a uma ou mais tarefas que não têm margem de atraso.

A Figura mostra exemplos (gráfico de barras) de um cronograma de marcos, de um cronograma sumarizado e de um cronograma detalhado, além dos relacionamentos entre os três diferentes níveis de apresentação de cronogramas.

Exemplos de cronograma de projeto.

A Figura mostra um exemplo de cronograma detalhado criado com o MS-Project da Microsoft.

Cronograma de projeto criado com o MS-Project da Microsoft.