sábado, 20 de março de 2021

Vantagens e desvantagens do uso do BSC

Como vantagens da implantação do BSC, as organizações podem:

  • esclarecer e traduzir a missão e a visão, iniciando com um trabalho de equipe que traduza a estratégia da organização em objetivos estratégicos específicos;
  • comunicar e associar objetivos e mensurações estratégicas, que são transmitidos aos colaboradores por meio de boletins informativos, quadros de avisos e e-mails;
  • planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas, já que são traçadas conjuntamente metas para atingir os objetivos com três a cinco anos de antecedência, as quais, uma vez alcançadas, permitem a evolução da organização.

No entanto, existem algumas críticas à metodologia do BSC, fundamentadas no fato de que alguns usuários confundem os fins com os meios. O BSC é um meio de promover a estratégia, não uma estratégia em si.

Outro problema muito comum é a falta de coordenação entre áreas fins e meio ou mesmo entre as diversas áreas de uma organização. Uma situação negativa que exemplificaria esse problema seria um cenário em que a área de recursos humanos, por exemplo, obedecesse ao “seu plano” ou àquilo que considerasse prioritário, enquanto a área de logística atuasse também em função de seus interesses, e a mesma atitude fosse seguida por outros setores da empresa, como marketing, TI etc.

Cada um agir de acordo com suas próprias orientações, mesmo que com base nas quatro perspectivas do BSC, mas sem integração em prol do direcionamento comum à organização, configura-se como uma situação indesejada. Na verdade, a metodologia age no sentido de evitar tal fragmentação de gestão.

Podemos citar como principais pontos fracos do BSC:

  • relações de causa e efeito unidirecionais e muito simplistas;
  • não separa causa e efeito no tempo;
  • ausência de mecanismos para validação;
  • vínculo entre estratégia e a operação insuficiente;
  • muito internamente focado;
  • ausência de uma base histórica suficiente para análise de um indicador pode levar a conclusões imprecisas.

É importante lembrar que o BSC se encontra hoje incorporado à gestão de organizações públicas ou privadas, de pequeno ou grande porte, de natureza comercial, industrial ou de serviços e de diferentes setores da economia (financeiro, saúde, varejo, eletromecânico etc.). Os profissionais da organização, principalmente aqueles voltados para planejamento e controle, precisam avaliar a viabilidade e os possíveis ganhos decorrentes da implementação do BSC em suas organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário