domingo, 21 de março de 2021

Fundamentos da Engenharia de Software

Para entendermos melhor os conceitos fundamentais que envolvem a área de Engenharia de Software, vamos fazer um breve histórico dos principais fatos que ocorreram no mundo da tecnologia que justificaram a criação deste ramo da computação. É interessante vocês notarem que algumas décadas atrás não se tinha ideia da importância que os computadores e, em especial, o software, iriam ter e como iriam afetar profundamente a vida de todos nós. 

A Crise do Software e a Engenharia de Software

O termo “Engenharia de Software” foi criado no início da década de 1960, tendo sido utilizado oficialmente em 1968 na NATO Conference on Software Engineering (Conferência da OTAN sobre Engenharia de Software), que aconteceu na cidade de Garmisch, Alemanha. Nesta ocasião, todos estavam preocupados em contornar os efeitos da crise do software e buscar maneiras de dar um tratamento de engenharia, ou seja, mais sistemático e controlado, ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.

NATO Software Engineering Conference, 1968

Sistemas de software complexos apresentam, de forma geral, componentes heterogêneos e em grande número, com alto grau de interconexões, relações e dependência entre si. Esta heterogeneidade pode surgir, em parte, como resultado da evolução do sistema e sua adaptação a novas condições de contorno. Os sistemas também podem se tornar complexos na medida em que novas versões são criadas.

Como o principal objetivo dessa conferência foi estabelecer práticas mais maduras para o processo de desenvolvimento de software, esta conferência é considerada como o evento que deu origem à disciplina de Engenharia de Software.

Spector e Gifford (1986, p. 268-273) realizaram um famoso estudo no qual comparavam a construção de pontes ao desenvolvimento de software. Os autores partiam da premissa que as pontes normalmente eram construídas no tempo planejado, com gastos dentro do orçamento, e nunca caíam. Já os softwares nunca ficavam prontos dentro do prazo e do orçamento planejados, e, além disso, quase sempre apresentavam problemas.

Aconteceu

A Crise do Software

A crise do software foi um termo criado para descrever as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de software no final da década de 1960. O aumento da complexidade dos problemas, aliado à inexistência de técnicas bem estabelecidas e à crescente demanda por novas aplicações, indicavam que medidas sérias deveriam ser tomadas. Essa crise teve como origem a introdução de computadores “mais poderosos”. O advento deste hardware com mais recursos tornava viáveis softwares bem maiores e mais complexos que os sistemas existentes. A experiência inicial de construção desses sistemas mostrou que uma abordagem informal de desenvolvimentode software não era suficiente. Projetos importantes sofriam atrasos (às vezes, de alguns anos). Os custos eram muito maiores do que os inicialmente projetados. As soluções de software não eram confiáveis. Os programas eram de difícil manutenção. Novas técnicas e novos métodos eram necessários para controlar a complexidade inerente aos grandes sistemas de software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário