sábado, 27 de março de 2021

Modelos Evolucionários de Processo

São modelos que consideram a natureza evolutiva do software. Os modelos evolucionários são iterativos. São implementados de forma a permitir o desenvolvimento de versões cada vez mais completas do software. Suas características incluem:

  • São usados quando o deadline (limite de tempo) não é adequado para o desenvolvimento do software, ou seja, a data de término não é realística (por exemplo, prazos reduzidos de mercado por causa da competitividade).
  • Uma versão limitada pode ser introduzida para atender a essa competitividade e às pressões do negócio.
  • São liberados produtos core (núcleo dos produtos) ao longo do desenvolvimento.
  • Os detalhes e extensões do projeto são definidos ao longo do desenvolvimento.

Os modelos que são agrupados nesta categoria são: Prototipação, Modelo Espiral e Modelo Concorrente, que são apresentados a seguir.

Prototipação

É um modelo de processo que possibilita que o desenvolvedor crie um modelo do software que deve ser construído. Idealmente, o modelo (protótipo) serve como um mecanismo para identificar os requisitos do software. É apropriado para quando o cliente definiu um conjunto de objetivos gerais para o software, mas não identificou requisitos de entrada, processamento e saída com detalhes.

Envolve o desenvolvimento de uma versão inicial do sistema baseada no atendimento dos requisitos ainda pouco definidos. Este processo permite a descoberta de falhas difíceis de serem encontradas na comunicação verbal, servindo de apoio à fase de levantamento de requisitos prevenindo as possíveis falhas no sistema.

O objetivo principal de um protótipo é simular a aparência e funcionalidade do software, permitindo que os clientes, analistas, desenvolvedores e gerentes compreendam plenamente os requisitos do sistema interagindo, avaliando, alterando e aprovando as características mais relevantes que o produto deve ter. A figura ilustra este processo.

Certamente a redução de custos no desenvolvimento é um dos grandes ganhos da prototipação, pois envolve diretamente o usuário final permitindo um desenvolvimento mais próximo dos desejos do cliente e priorizando a facilidade de uso. Assim, pode-se obter um nível de satisfação maior em função do menor número de erros ou falhas de desenvolvimento comuns na passagem de informação entre o analista (que fez o levantamento de requisitos) e o desenvolvedor (equipe de desenvolvimento).

Um dos riscos envolvidos neste modelo é o descomprometimento com a análise do produto, visto que os envolvidos podem se apoiar totalmente no modelo prototipado gerando uma expectativa muitas vezes irrealista de desempenho, em função do protótipo ser muito mais enxuto do que o produto final e estar em um ambiente controlado.

Além disso, o cliente não sabe que o software que ele vê não considerou, durante o desenvolvimento, a qualidade global e a manutenibilidade em longo prazo. Ele pode, também, não aceitar facilmente a ideia de que a versão final do software está sendo construída e tentar forçar a utilização do protótipo como produto final.

Outro risco deste modelo é que o desenvolvedor frequentemente faz uma implementação comprometida (utilizando partes de programas existentes, geradores de relatórios, geradores de janelas) com o objetivo de produzir rapidamente um protótipo executável. Depois de um tempo ele se familiariza com essas escolhas, e pode se esquecer que elas não são apropriadas para o produto final.

Embora não seja livre de problemas, a prototipação é um modelo eficiente, pois cada protótipo é construído a partir de um acordo entre o cliente e o desenvolvedor. Deve estar claro para ambos que o protótipo é utilizado como um mecanismo que permite a definição dos requisitos do projeto. A figura  traz outra visão deste processo.

 

Outra visão do Modelo de Prototipação.
Fonte: www.ebah.com.br

Modelo Espiral

O modelo espiral foi desenvolvido para abranger as melhores características do Modelo em Cascata e da Prototipação, acrescentando, ao mesmo tempo, um novo elemento: a análise de riscos. Foi desenvolvido por Barry Boehm (1988) em seu artigo intitulado “A Spiral Model of Software Development and Enhancement”. Este modelo foi o primeiro a explicar o porquê do modo iterativo e elencar suas vantagens.

As iterações têm uma duração típica de seis meses a dois anos. Cada fase inicia-se com um objetivo esperado e termina como uma revisão, pelo cliente, do progresso (que deve ser interna) e assim por diante. Esforços de análise e engenharia são aplicados em cada fase do projeto, tendo sempre o foco no objetivo do projeto. A figura ilustra este processo.

As principais características deste modelo são:

  • Engloba a natureza iterativa da Prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do Modelo em Cascata;
  • Fornece potencial para o desenvolvimento rápido de versões incrementais do software;
  • O processo se inicia com a equipe de desenvolvimento movendo-se em volta da espiral, no sentido horário, a partir do centro;
  • O primeiro circuito em torno da espiral pode resultar na especificação do produto;
  • Nas primeiras iterações, a versão incremental pode ser um modelo em papel ou um protótipo;
  • Nas iterações mais adiantadas são produzidas versões incrementais mais completas e melhoradas.

É uma abordagem realística para o desenvolvimento de software de grande porte. Como o software evolui na medida em que o processo avança, o cliente e o desenvolvedor entendem melhor e reagem aos riscos em cada nível evolucionário. Para pequenos projetos, os conceitos de desenvolvimento de software ágil tornam-se uma alternativa mais viável.

Como vantagens deste modelo, podemos citar: estimativas realísticas dadas à identificação de problemas importantes logo no início do processo; versatilidade para lidar com mudanças (quando inevitáveis); desenvolvimento antecipado por parte dos engenheiros de software, que têm visibilidade das necessidades por fases; e uso da prototipagem (em qualquer estágio de evolução do produto) como mecanismo de redução de risco.

No entanto, o uso do modelo Espiral exige considerável experiência na determinação de riscos e depende dessa experiência para ter sucesso. Além disso, pode ser difícil convencer os clientes que uma abordagem “evolutiva” é controlável.

Modelo de Processo Concorrente

De acordo com Pressman (2011, p. 67), o modelo de Desenvolvimento Concorrente, também chamado de Engenharia Concorrente, pode ser representado, esquematicamente, como uma série de atividades de arcabouço, ações e tarefas da Engenharia de Software e seus estados associados.

Um exemplo do uso deste modelo pode ver visto na figura. A figura traz a atividade “Modelagem” do modelo Espiral (mostrado na figura anterior), espelhada no modelo Concorrente.

No modelo Concorrente, uma atividade pode estar em qualquer um dos estados apresentados na figura 17 (em desenvolvimento, sob inspeção ou em exame, aguardando modificações etc.) a qualquer tempo. O modelo define uma série de eventos que vão disparar transições de um estado para outro, para cada uma das atividades, ações ou tarefas da Engenharia de Software. Por exemplo, suponha que durante os estágios da etapa de projeto, descobre-se uma inconsistência no modelo de análise. Isso geraria o evento “correção no modelo de análise”, que, por sua vez, implicaria na passagem da atividade de análise do estado “pronto” para o estado “aguardando modificações”.

De forma geral, as principais características deste modelo são:

  • Todas as atividades ocorrem em paralelo, mas estão em diferentes estados;
  • O modelo define uma série de eventos que vão disparar transições de estado para estado, para cada uma das atividades;
  • Em vez de usar uma sequência como o modelo em cascata, ele define uma rede de atividades;
  • Eventos gerados dentro de certa atividade ou em algum outro lugar da rede de atividades disparam transições entre estados de uma atividade;
  • Pode ser aplicado a todo tipo de desenvolvimento de software e fornece uma visão exata de como está o estado do projeto;
  • Em vários projetos pode existir uma simultaneidade (concorrência) entre as várias atividades de desenvolvimento e de gestão de projetos;
  • É representado como uma série de grandes atividades técnicas, tarefas e seus estados associados (fornece um panorama preciso do estado atual do projeto).

sexta-feira, 26 de março de 2021

Modelos Prescritivos de Processo

Processos prescritivos, segundo Pressman (2011, p. 58), “prescrevem um conjunto de elementos de processo- atividades metodológicas, ações de engenharia de software, tarefas, produtos de trabalho, garantia da qualidade e mecanismos de controle de mudanças para cada projeto”. Cada processo também prescreve um fluxo de trabalho, que define a forma pela qual os elementos do processo se inter-relacionam.

Enquanto um modelo descritivo retrata como um processo é executado, um modelo prescritivo retrata como um processo deveria ser executado. Assim, um modelo prescritivo é uma recomendação que pode ser adaptada ou melhorada pela empresa/equipe de software que for adotá-la.

Os instrumentos prescritivos do processo de planejamento estratégico explicitam o que deve ser feito pela organização para se direcionar o esforço de desenvolvimento de software. Um modelo prescritivo de processo atua como complemento com conjuntos explícitos de tarefas explícitas para o desenvolvimento. Cada modelo prescritivo de processo também prescreve um fluxo de trabalho ou maneira como os elementos se inter-relacionam.

Há vários modelos que são classificados nesta categoria e vamos estudá-los com base em Pressman (2011):

  • Modelo em Cascata
  • Modelos Evolucionários
    • Modelo de Prototipagem
    • Modelo Espiral
    • Modelo Concorrente
  • Modelos Incrementais
    • Modelo RAD
    • Modelo Incremental

Modelo em Cascata

No modelo em cascata, também conhecido como ciclo de vida clássico, o processo de desenvolvimento de software é visto como uma abordagem sistemática e sequencial que começa com a especificação dos requisitos do cliente e progride seguindo as etapas de planejamento, modelagem, construção e implantação do sistema, culminando na manutenção progressiva do produto entregue, conforme ilustra a figura.

Modelo em Cascata. Fonte: baseado em PRESSMAN (2011, p. 60)

Este modelo é o paradigma mais antigo da Engenharia de Software e é bastante criticado em função dos problemas encontrados nos projetos em que é aplicado. A realidade tem mostrado que em um projeto raramente se segue o fluxo sequencial que o modelo propõe, gerando problemas futuros que oneram os custos e prazos. Uma das causas mais comuns deste problema é a dificuldade do cliente em declarar claramente todas as suas necessidades e expectativas, ou seja, de definir todos os requisitos inicialmente. O foco incorreto ou não claro pode gerar uma distorção que reflete diretamente na percepção de qualidade por parte do próprio cliente. Isso pode levar a entregas parciais do produto, o que exige que o cliente tenha muita paciência durante os aceites parciais que são formalizados em um Documento de Encerramento do Projeto com observações no campo Restrições, “Entrega Parcial de Projeto”, que contém detalhes quanto à aceitação condicional do projeto por parte do cliente.

Os trabalhos de desenvolvimento de software atuais seguem ritmos muito rápidos, sujeitos a diversas modificações, o que torna o modelo em cascata inadequado para esses tipos de projeto. Mas, cumpre ressaltar, caro aluno, que embora o Modelo em Cascata ou Ciclo de Vida Clássico tenha fragilidades, ele é significativamente melhor do que uma abordagem casual para o desenvolvimento de software.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Modelos de Processo - Parte 1

Descreveremos o que é um processo de software e elencaremos os principais modelos de processo que apoiam o desenvolvimento de software e são classificados como prescritivos. Aqui vamos estudar o Modelo em Cascata, os Modelos Evolucionários (Modelo de Prototipagem, Modelo Espiral e Modelo Concorrente) e os Modelos Incrementais de Processo (Modelo RAD e Modelo Incremental).

Modelo de processo

Processo de software e suas fases

Todo projeto de software se inicia a partir de alguma necessidade do negócio. Assim que esta necessidade é identificada, costuma ser expressa de forma informal, por meio de uma conversa. Mas esta informalidade deve parar por aí. Até mesmo a especificação da necessidade do cliente é abrangida pelos métodos e técnicas da Engenharia de Software. Este é um processo bastante complexo, então vamos começar a entendê-lo, conhecendo exatamente do que se trata um processo de software.

Para que as necessidades da empresa ou de um cliente possa se transformar em uma solução de software, todo o diálogo e a interação entre usuários, projetistas, ferramentas de desenvolvimento e tecnologias devem ser transformados em um processo.

Assim, processo de software é, segundo Pressman (2006), um arcabouço (framework) das tarefas requeridas para se construir um software de alta qualidade.

Mas, você pode estar se perguntando: processo e engenharia de software são a mesma coisa? A resposta é “sim” e “não”. Processo de software define a abordagem que é adotada quando o software é elaborado. A Engenharia de Software engloba também as tecnologias que constituem um processo, como métodos, técnicas e ferramentas de desenvolvimento. Assim, a Engenharia de Software engloba os processos de software.

Curiosidade
 
Antes mesmo de existir o primeiro computador, já havia a programação. Foi percebendo um padrão de movimento no tear para fabricar tecidos que o francês Joseph-Marie Jacquard criou o tear mecânico, que possibilitava a modificação dos desenhos no tecido por meio de cartões perfurados – considerado por muitos o primeiro programa.

Para que a Engenharia de Software possa ser aplicada como uma abordagem disciplinada para o desenvolvimento, operação e manutenção de um software, um processo deve ser definido.

Sommerville (2011, p. 18) afirma que um processo de software, em geral, inclui quatro fases: Especificação do software; Projeto e Implementação do software; Validação do software; e Evolução do software.

Processo de Software. Fonte: adaptado de SOMMERVILLE (2011)

Requisitos de sistema. Fonte: Scott Maxwell LuMaxArt/shutterstock

Fase de Especificação: esta fase se concentra no “quê” o sistema de software irá realizar, isto é, identifica:

  • que informação deve ser processada;
  • que função e desempenho são desejados;
  • que comportamento deve ser esperado do sistema;
  • que interfaces devem ser estabelecidas;
  • que restrições de projeto existem;
  • que critérios de validação são necessários.

Nessa fase, os requisitos-chave do sistema são identificados e suas funcionalidades e as restrições ao seu funcionamento são definidas. Esta fase engloba etapas importantes:

  1. Engenharia de sistemas ou de informação;
  2. Planejamento do projeto;
  3. Análise de requisitos.

Fase de Projeto e Implementação: esta fase focaliza “como” o projeto de desenvolvimento será realizado, isto é, define:

  • como os dados devem ser estruturados;
  • como as funções devem ser implementadas;
  • como os detalhes procedimentais devem ser implementados;
  • como as interfaces devem ser caracterizadas;
  • como o projeto deve ser traduzido em uma linguagem de programação.

Nesta fase, as seguintes etapas técnicas ocorrerão:

  1. Projeto e arquitetura do software;
  2. Geração de código.

Fase de Validação: esta fase busca verificar se o sistema atende aos requisitos do cliente e deve ser, para isso, validado. As estratégias de teste são definidas e as atividades ligadas ao teste são realizadas. Aqui ocorre a verificação e a validação, que são atividades que se destinam a mostrar que o sistema está de acordo com a especificação e que atende às expectativas de clientes e usuários. A validação visa assegurar que o programa está fazendo o que foi definido na sua especificação. A verificação visa certificar se o programa está correto, isto é, se não possui erros de execução e está fazendo de forma correta suas funcionalidades. Existem diferentes formas de verificação e validação. Os testes de correção, desempenho, confiabilidade, robustez, usabilidade, dentre outros, podem ser usados para avaliar diversos fatores de qualidade a partir da execução do software.

Nesta fase, ocorrem as seguintes etapas técnicas:

  1. Teste de software
  2. Homologação do sistema

Fase de Evolução: esta fase tem como alvo gerenciar as modificações e manutenções que o software sofrerá de forma a atender as necessidades evolutivas dos clientes. Quatro tipos de modificações podem ocorrer:

  • Manutenção Corretiva: modifica o software para corrigir defeitos.
  • Manutenção Adaptativa: modifica o software para acomodar mudanças no seu ambiente externo (processador, sistema operacional etc.).
  • Manutenção de Aperfeiçoamento: aprimora o software além dos requisitos funcionais originais (cliente/usuário reconhece e solicita funcionalidades adicionais que trarão benefícios, à medida que o software é usado).
  • Manutenção Preventiva: faz modificações nos programas de modo que eles possam ser mais facilmente corrigidos, adaptados e melhorados.

Estas quatro fases são complementadas por atividades “guarda-chuva”, como:

  •  Controle e Rastreamento do Projeto;
  • Gestão de Riscos;
  • RevisõesTécnicas Formais;
  • Garantia de Qualidade;
  • Gestão de Configuração de Software;
  •  Produção e Preparação de Produtos do Trabalho (documentos);
  • Gestão de Reusabilidade;
  • Medição.

Essas atividades são aplicadas ao longo do processo de software.

O ciclo de vida de um software descreve as fases pelas quais o software passa desde a sua concepção até a descontinuidade de seu uso.

Para que você entenda melhor as fases do ciclo de vida, caro aluno, considere as elencadas no modelo em cascata, que são consideradas como referência.

O conceito de ciclo de vida de um software é muitas vezes confundido com o de modelo de processo, mas são conceitos bem diferentes.

Sommerville (2011, p. 19) define modelo de processo como

“uma representação simplificada de um processo de software. Cada modelo representa uma perspectiva particular de um processo. Você pode vê-los como frameworks de processos que podem ser ampliados e adaptados para criar processos de software mais específicos.”

Como vimos, a Engenharia de Software é uma disciplina que integra processo, métodos e ferramentas para o desenvolvimento de projetos de software. Há diversos modelos de processo, mas todos possuem algumas características em comum, definindo um conjunto de atividades de arcabouço, uma coleção de tarefas para que se consiga realizar as atividades, produtos de trabalho produzidos nas tarefas e um conjunto de atividades guarda-chuva que apoiam as atividades de todo o processo.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Software x Hardware

De acordo com Pressman (2011, p. 32-33), comparar o software com produtos de hardware auxilia na compreensão das diferenças existentes entre eles e enfatiza as características inerentes a um software. O processo de desenvolvimento do software apresenta diferenças fundamentais em relação ao hardware:

  • O processo criativo do hardware gera algo físico (por exemplo, placas de circuitos). O desenvolvimento de software resulta em um elemento pertencente a um sistema lógico, intangível;
  • O software geralmente é desenvolvido sob medida, ao contrário do hardware, no qual o projetista tem acesso a componentes existentes que executam tarefas definidas. O projetista do software nem sempre terá acesso a módulos prontos para utilização e quando o faz, pode elevar o risco do produto devido a questões de segurança;
  • Os custos do software estão concentrados no desenvolvimento e não no processo de manufatura, logo, não pode ser gerido como projeto de manufatura;
  • Ao longo do tempo, o produto de software não se desgasta, mas se deteriora em função da introdução de erros oriundos de atividades de manutenção ou evoluções implícitas no processo que devem ser reconsideradas no modelo original.

Desta forma, o software sofre deterioração ocasionada por diversos fatores sendo uma característica peculiar do produto. Ainda segundo Pressman (2011), no caso do hardware, temos um alto índice de falhas no início do seu ciclo de vida ocasionado por defeitos de fabricação e projeto. Posteriormente os defeitos são corrigidos, dando estabilidade nas falhas ou mantendo-a em um nível muito baixo e suportável para a estrutura. Já no final do ciclo de vida do produto podem surgir problemas relacionados ao envelhecimento, acúmulo de poeira, vibração, abuso, temperaturas extremas, entre outros. Este processo pode ser visto no gráfico apresentado na figura.

Diferentemente da curva teórica de falhas do hardware, a de software leva em conta que o software não sofre processos de envelhecimento como o hardware, pois o software não é algo físico. No início do ciclo de vida do software, teremos problemas (bugs) que serão ajustados no decorrer do desenvolvimento e se estabilizarão, gerando uma tendência de achatamento da curva, conforme pode ser visto na figura.

Notemos que esta é apenas uma teoria, já que a curva real do índice de falhas de um software considera o processo de manutenção e mudanças. Durante o processo de refinamento do produto ou mudanças a probabilidade de inserção de novos erros aumenta consideravelmente, gerando picos na curva de falhas. As sucessivas alterações do software tendem a introduzir mais erros antes da estabilização dos erros de alterações anteriores, ocasionando a tendência crescente do índice de falhas.

Isso nos remete a uma realidade bastante complicada em relação ao software: ele é um produto que quanto mais se conserta, pior fica. Um software em constante manutenção pode ser tornar uma espécie de “colcha de retalhos”, gerando pontos de falhas diversos, difíceis de se identificar e de se ajustar. O melhor modelo é o desenvolvimento de um novo produto após o tempo de vida útil do anterior, considerando-se as novas necessidades e tecnologias disponíveis.

Quando o hardware é projetado e construído, os componentes digitais são inseridos em catálogos. A cada circuito integrado ou componente é assinalado um código, uma função definida e validada, uma interface especificada e um conjunto padrão de integração. Uma vez escolhido no catálogo, o componente desejado pode ser adquirido e utilizado em diferentes projetos de hardware, com alta confiabilidade.

No mundo do software, isso é algo que está apenas começando a ser utilizado em uma escala mais ampla, apesar de existirem alguns casos antigos de reuso, como as bibliotecas de subrotinas científicas. Atualmente, a visão de reuso foi ampliada para abranger não apenas algoritmos consagrados, mas também estruturas de dados, interfaces gráficas e diferentes classes e componentes orientados a objetos.

terça-feira, 23 de março de 2021

Definições e Conceitos de Software e Engenharia de Software

Engenharia de Software é uma disciplina da Engenharia que cuida de diversos aspectos do trabalho de desenvolvimento de sistemas de software, envolvendo todas as etapas do ciclo do projeto, desde a definição de requisitos até a sua manutenção, que ocorre após a entrega do produto e o início de sua operação. Seu principal objetivo é fornecer uma estrutura metodológica para a construção de software com alta qualidade.

Podemos definir Engenharia de Software como um processo que envolve a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software com as características:

  • que possua alta qualidade;
  • que seja produzido de maneira econômica;
  • que seja confiável;
  • que trabalhe eficientemente em máquinas reais;
  • que seja entregue no prazo;
  • que satisfaça o cliente.

De acordo com Pressman (2011, p. 3), a Engenharia de Software é uma tecnologia em camadas, apoiada fundamentalmente em um compromisso organizacional com a qualidade, como mostra a figura. Nesta abordagem, podemos observar que o alicerce da Engenharia de Software é a camada de processo, que funciona como um adesivo que mantém unidas as camadas ligadas à tecnologia.

O processo forma uma base que mantém unidas as camadas de tecnologia, permitindo o desenvolvimento de software com qualidade. Define o arcabouço que garante a efetiva utilização das técnicas de Engenharia de Software.

Os métodos fornecem as técnicas de “como fazer” a construção de software. Abrangem um amplo conjunto de tarefas que incluem comunicação, análise de requisitos, modelagem de projeto, construção de programas, testes e manutenção.

As ferramentas fornecem apoio automatizado ou semi-automatizado para o processo e seus métodos.

Fonte: PRESSMAN (2011, p.40)

Em função de sua indiscutível importância, caro aluno, as técnicas e métodos da Engenharia de Software são atualmente muito usadas, mas ainda não são usadas por todos e nem usadas da maneira correta.

Não podemos prosseguir falando da Engenharia de Software sem antes entendermos o software e seus fundamentos. Assim, os conceitos de software são apresentados aqui como uma referência inicial para o estudo do software, propriamente dito e de seus processos de desenvolvimento.

Pressman (2006, p. 4) conceitua o software como:

(1) Instruções (programas de computador) que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejados;

(2) Estruturas de dados que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação;

(3) Documentos que descrevem a operação e o uso dos programas.

As normas de gestão de qualidade e garantia da qualidade apresentam definições de software e seus componentes e processos. De acordo com a norma NBR ISO 9000-3, que é uma interpretação da norma de garantia de qualidade ISO 9001 para aplicação aos produtos de software, há as seguintes definições:

  • Software: Criação intelectual compreendendo os programas, procedimentos, regras e qualquer documentação correlata à operação de um sistema de processamento de dados.
  • Produto de software: Conjunto completo de programas de computador, procedimentos e documentação correlata, assim como dados designados para entrega a um usuário.
  • Item de software: Qualquer parte identificável de um produto de software em etapa intermediária ou na etapa final de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento: Todas as atividades a serem realizadas para a criação de um produto de software.
  • Fase: Segmento definido do trabalho.

Como podemos observar, o conjunto de conceitos apresentados deixa claro que o software é um produto complexo que exige cuidados constantes, não podendo o controle da qualidade ser uma atividade secundária, devendo estar presente desde o início de seu desenvolvimento até a análise final de entrega.

segunda-feira, 22 de março de 2021

O Chaos Report

Em 1995 a organização The Standish Group (1995) publicou um estudo analisando as estatísticas sobre sucesso e fracasso dos projetos de desenvolvimento de software: o Chaos Report. Neste estudo foi revelado que:

  • quase 84% dos projetos de software eram mal-sucedidos, sejam por serem cancelados ou apresentarem falhas críticas (dentre elas conclusão fora do tempo previsto, gastos fora do orçamento previsto ou produto com menos funcionalidades do que o planejado);
  • 31,1% dos projetos eram cancelados antes de serem concluídos;
  • 52,7% dos projetos apresentavam custo real 189% maior que o estimado e o tempo de conclusão 222% maior que o previsto;
  • 16,2% dos projetos eram concluídos dentro de prazo, custo e escopo estimados;
  • estimou-se que, naquele ano, as agências governamentais e companhias privadas americanas teriam gasto US$ 81 bilhões apenas em projetos cancelados, e mais US$ 59 bilhões em projetos concluídos fora do tempo previsto.

O Standish Group continuou publicando regularmente seu relatório nos anos seguintes e, apesar de 29% dos projetos de software iniciados em 2015 terem obtido sucesso (successful), ainda é preocupante saber que 19% de todos eles fracassaram, não foram finalizados ou nunca foram usados (failed) e 52% sofrem com algum problema de atraso, extrapolam o orçamento e/ou não atendem aos requisitos, conforme indicam os dados da figura.

Resultados do Chaos Report até 2015
  2011 2012 2013 2014 2015
Successful 29% 27% 31% 28% 29%
Chalenged 49% 56% 50% 55% 52%
Failed 22% 17 19% 17% 19%

Observando estes números, fica claro que, de 1960 até hoje, mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de software não bastaram para melhorar efetivamente a qualidade do software, a despeito da evolução ocorrida na área de Engenharia de Software e do ferramental disponível.

Grady Booch, um dos criadores da UML (Unified Modeling Language), resumiu a história dizendo que uma “doença” que dure tanto tempo quanto esta deveria ser chamada de “anormalidade” (BOOCH; RUMBAUGH; JACOBSON, 2006).

Grady Booch
Tradução: “A função de um bom software é fazer o complexo parecer ser simples.” Grady Booch. Fonte:www.azquotes.com

domingo, 21 de março de 2021

Fundamentos da Engenharia de Software

Para entendermos melhor os conceitos fundamentais que envolvem a área de Engenharia de Software, vamos fazer um breve histórico dos principais fatos que ocorreram no mundo da tecnologia que justificaram a criação deste ramo da computação. É interessante vocês notarem que algumas décadas atrás não se tinha ideia da importância que os computadores e, em especial, o software, iriam ter e como iriam afetar profundamente a vida de todos nós. 

A Crise do Software e a Engenharia de Software

O termo “Engenharia de Software” foi criado no início da década de 1960, tendo sido utilizado oficialmente em 1968 na NATO Conference on Software Engineering (Conferência da OTAN sobre Engenharia de Software), que aconteceu na cidade de Garmisch, Alemanha. Nesta ocasião, todos estavam preocupados em contornar os efeitos da crise do software e buscar maneiras de dar um tratamento de engenharia, ou seja, mais sistemático e controlado, ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.

NATO Software Engineering Conference, 1968

Sistemas de software complexos apresentam, de forma geral, componentes heterogêneos e em grande número, com alto grau de interconexões, relações e dependência entre si. Esta heterogeneidade pode surgir, em parte, como resultado da evolução do sistema e sua adaptação a novas condições de contorno. Os sistemas também podem se tornar complexos na medida em que novas versões são criadas.

Como o principal objetivo dessa conferência foi estabelecer práticas mais maduras para o processo de desenvolvimento de software, esta conferência é considerada como o evento que deu origem à disciplina de Engenharia de Software.

Spector e Gifford (1986, p. 268-273) realizaram um famoso estudo no qual comparavam a construção de pontes ao desenvolvimento de software. Os autores partiam da premissa que as pontes normalmente eram construídas no tempo planejado, com gastos dentro do orçamento, e nunca caíam. Já os softwares nunca ficavam prontos dentro do prazo e do orçamento planejados, e, além disso, quase sempre apresentavam problemas.

Aconteceu

A Crise do Software

A crise do software foi um termo criado para descrever as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de software no final da década de 1960. O aumento da complexidade dos problemas, aliado à inexistência de técnicas bem estabelecidas e à crescente demanda por novas aplicações, indicavam que medidas sérias deveriam ser tomadas. Essa crise teve como origem a introdução de computadores “mais poderosos”. O advento deste hardware com mais recursos tornava viáveis softwares bem maiores e mais complexos que os sistemas existentes. A experiência inicial de construção desses sistemas mostrou que uma abordagem informal de desenvolvimentode software não era suficiente. Projetos importantes sofriam atrasos (às vezes, de alguns anos). Os custos eram muito maiores do que os inicialmente projetados. As soluções de software não eram confiáveis. Os programas eram de difícil manutenção. Novas técnicas e novos métodos eram necessários para controlar a complexidade inerente aos grandes sistemas de software.