quinta-feira, 28 de maio de 2020

Organizações Envolvidas com Testes de Software no Brasil (Parte2)

Alats

A Alats (Associação Latino Americana de Testes de Software) é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar e divulgar as boas práticas em teste de software.

Alats

 

A instituição trabalha para aproximar e integrar universidades, organizações empresariais e profissionais de TI, atuando como um facilitador para o desenvolvimento e aplicação de técnicas para atender a demanda e as necessidades da área de testes de software.

A Alats criou a CBTS - Certificação Brasileira de Teste de Software visando qualificar profissionais para atender o mercado brasileiro na área de teste de software.

De acordo com Alats (2017, s/p), o objetivo da CBTS

[...] é estabelecer um padrão em conformidade com os requisitos para uma avaliação da qualificação dos profissionais na área de Qualidade de Software. Adquirir o certificado CBTS para o profissional da área é um grande diferencial, pois indica que o mesmo possui um excelente nível de competência profissional nos princípios e nas práticas de Qualidade de Software, dentre os demais profissionais de TI. Tornar-se um certificado CBTS, significa tornar-se membro de um grupo seleto de profissionais reconhecidos na área de Área de Qualidade de Software. Receber este reconhecimento de sua competência é conseguir uma ascensão potencialmente mais rápida em sua carreira, e uma maior aceitação no mercado.

O certificado é válido por três anos, mas o profissional pode manter-se certificado através da recertificação, seguindo regras específicas. Estas regras, de acordo com informações da instituição, são:

a certificação é válida no ano da prova (a partir da data divulgada da aprovação) e nos 3 anos seguintes completos, terminando sempre em 31/12. O período de aquisição dos PDTS (Ponto de Teste de Software) é correspondente ao período de validade da certificação, ou seja no decorrer dos três anos. 50 PDTS devem ser obtidos neste período para que não seja necessário prestar novo exame. A partir do primeiro período, a cada 3 anos completos, novos 50 PDTS devem ser adquiridos, ou seja o certificado poderá ser validado sem a necessidade de outro exame.

Comparação entre os certificados CTFL e CBTS

As certificações mais conhecidas na área de testes de software no Brasil são a CTFL e a CBTS. Apesar de ambas serem muito conhecidas, as principais diferenças entre elas são desconhecidas pela maioria dos profissionais. Para facilitar a identificação destas diferenças, Findeis (2016) faz um comparativo entre essas certificações que está apresentado no Quadro 2.

É importante ressaltar que a validade do CBTS pode ser sempre revalidada através de aquisição de 50 pontos (PDTS).

Comparativo entre certificações de testes CTFL e CBTS
  CTFL CBTS
Órgão certificador BSTQB/ISTQB ALATS
Validade Nunca expira 3 anos, Depois tem que refazer
Território de aceitação Internacional Exclusiva do Brasil
Material Apostila de 77 páginas. tem também um glossário de 111 para tirar dúvidas sobre siglas Livro "Base de conhecimento em teste de Software", com 263 páginas
Valor do material Gratuito no site Entre 50 e 80 reais na internet
Simulado oficial Sim Não
Simulados variados na internet Sim Sim
Língua da prova Português ou Inglês Português
Valor da prova 350 reais 90 dólares
Fonte: Findeis (2016)

Observação: Os valores não estão atualizados. Eles são referentes a data de pesquisa da publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário