quarta-feira, 27 de maio de 2020

Organizações Envolvidas com Testes de Software no Brasil

Certificações em testes de software

De forma similar a outras áreas da engenharia de software, há diversas certificações em teste de software. Uma certificação em testes de software indica que o profissional que a possui adquiriu determinado nível de conhecimento na área. Isso funciona, por um lado, como um facilitador para que as organizações contratantes identifiquem profissionais qualificados e, por outro lado, fornece ao profissional certificado um diferencial que o destaca, aumentando suas chances de contratação.

A disseminação dos processos de testes no Brasil é relativamente nova. Algumas organizações e institutos foram criados com o objetivo de profissionalizar a atividade, realizando avaliações e fornecendo certificação para os profissionais da área.

Dentre as principais instituições certificadoras mundiais estão:

Certificações

 

  • QAI - Quality Assurance Institute, que oferece a certificação CSTE (Certified Software Tester).
  • BSC - British Computer Society, cujas certificações são divididas em Foundation Level, Intermediate Level e Higher Level.
  • IIST - International Institute of Software Testing, cujas certificações são divididas em Professional Testing, Agile Testing, Test Automation, Test Management e Mobile Testing.
  • ISTQB - International Software Testing Qualifications Board
  • Alats - Associação Latino Americana de Testes de Software

Aqui vamos tratar das certificações oferecidas pelo ISTQB e Alats.

BSTQB

O BSTQB (Brazilian Software Testing Qualifications Board) é o representante do ISTQB (International Software Testing Qualifications Board) no Brasil.

BSTQB

 

Fonte: <bstqb.org.br>

De acordo com o BSTQB (2006), a certificação em teste de software começou no Reino Unido em 1998, com a criação de uma comissão de testes de software pela British Computer Society´s Information Systems Examination Board (ISEB) e, em 2002, a Alemanha passou a dar suporte a um sistema de qualificação de testadores.

Foi criado um guia de estudo para orientar os interessados em obter as certificações denominado Syllabus. De acordo com o ISTQB (2011, p. 8), o Syllabus

[...] forma a base de conhecimento para a Qualificação Internacional de Teste de Software no nível Foundation. O International Software Testing Qualifications Board (ISTQB) disponibiliza o Syllabus às comissões nacionais para que elas autorizem os fornecedores de treinamento e também derivem as questões do exame em suas línguas locais. Os fornecedores de treinamento produzirão o material de curso e determinarão os métodos de ensino apropriados para certificação, e o Syllabus ajudará os candidatos em sua preparação para o exame.

Cada certificação possui um syllabus e um glossário. Os syllabi formam a base de conhecimento para a qualificação internacional em teste de software, tanto para o nível fundamental (CTFL) quanto para o nível avançado (CTAL).

A Figura ilustra o rol de certificações oferecidas pelo ISTQB.

Tipos e níveis de certificações ISTQB

 

Fonte: <bstqb.org.br>

Certificações de nível fundamental

Certified Tester Foundation Level - CTFL, que pode ser obtida por qualquer profissional envolvido em teste de software como desenvolvedores e testadores, engenheiros, gerentes, consultores e analistas de testes, mas também se aplica a pessoas interessadas em adquirir conhecimento sobre teste de software, como gerentes de projetos, gerentes de qualidade, analistas de negócios, gestores de TI, consultores etc. Sendo um nível inicial, as pessoas certificadas neste nível poderão buscar níveis mais altos de qualificação na área.

CTFL Agile Tester, que segue os princípios do desenvolvimento ágil de software, em consonância com o Manifesto ágil. Um profissional com esta certificação trabalhará de forma diferente de um testador em um projeto tradicional, pois passa a entender e a seguir os valores e princípios de projetos ágeis.

CTFL Model Based Test, que oferece ao testador com esta certificação conhecimento em modelos inovadores para conduzir a análise e modelagem do teste, complementando o nível CTFL como um módulo de especialização.

Certificações de nível avançado

As certificações de nível avançado iniciam-se por CTAL (Certified Tester Advanced Level). Reúnem um conjunto de certificações destinadas a profissionais que já têm experiência consolidada em teste de software. A certificação CTFL é pré-requisito, e o candidato ainda deve comprovar sua experiência na prática para ser qualificado para o CTAL. As certificações deste nível são:

  • CTAL Test Manager
  • CTAL Test Analyst
  • CTAL Technical Test Analyst
  • CTAL Security Tester
  • CTAL Test Automation Engineer

“ISTQB has created the world’s most successful scheme for certifying software testers. As of December 2016, ISTQB® has administered over 700,000 exams and issued more than 500,000 certifications in over 117 countries world-wide. The scheme relies on a Body of Knowledge (Syllabi and Glossary) and exam rules that are applied consistently all over the world, with exams and supporting material being available in many languages.”

“O ISTQB criou o mais bem sucedido esquema de certificação de testadores de software do mundo. Até dezembro de 2016, o ISTQB aplicou mais de 700 mil exames e expediu mais de 500 mil certificações em mais de 117 países do mundo. O esquema é baseado em um Corpo de Conhecimento (composto por Syllabi e Glossário) e regras de exame que são aplicados de forma consistente por todo o mundo, com exames e material de suporte disponíveis em muitas línguas.”

Fonte: <http://www.istqb.org/>, tradução nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário