quarta-feira, 20 de maio de 2020

Documentação de Teste de Software

O IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), organização sem fins lucrativos responsável por promover o conhecimento nas áreas de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Computação define padrões para diversas áreas e práticas presentes na engenharia de software.

IEEE - Advancing Technology for Humanity


O padrão IEEE 829 está relacionado com o processo de testes. Sua abrangência vai desde testes unitários até testes de aceitação e inclui a definição de documentos consistentes e adequados capazes de definir, registrar e prover condições de análise dos resultados obtidos ao longo do processo de testes de software.

Esta norma descreve um conjunto de oito documentos composto por: plano de testes (test plan), especificação de projeto de teste (test design specification), especificação de caso de teste (test case specification), especificação de procedimento de teste (test procedure specification), log de teste (test log), relatório de incidentes de teste (test incident report), relatório de encaminhamento de item de teste (test item transmittal report) e relatório de sumário de teste (test summary report).
Padrão IEEE 829 e documentos associados
Fonte: Barriviera (2013)

Os documentos indicados cobrem as tarefas de planejamento, especificação e relatórios de testes:
  • Plano de teste: é um documento que apresenta o planejamento para a execução do teste e identifica os itens e as funcionalidades a serem testados, bem como as tarefas e os riscos associados com a atividade de teste.
  • Especificação de testes: é composto por três documentos (especificação de projeto de teste, especificação de caso de teste e especificação de procedimento de teste) que identificam os casos e os procedimentos de teste, critérios de aprovação, definem dados de entrada e resultados esperados, além de especificar os passos para a execução dos testes.
  • Relatórios de testes: são compostos por quatro documentos (log de teste, relatório de incidente de teste, relatório-resumo de teste e relatório de encaminhamento de item de teste) que visam registrar detalhes relevantes, eventos que ocorrem durante os testes e resultados das atividades.

Farias (2014) destaca que esta norma separa as atividades de teste em três etapas: preparação do teste, execução do teste e registro do teste. A autora afirma que, mais do que apresentar um conjunto de documentos, esta norma apresenta um conjunto de informações necessárias para teste de produtos, independentemente do tamanho ou da complexibilidade do software.

Em sua proposta, a norma IEEE-829 descreve um método para implantação do processo de teste de software em alguns documentos, cujo teor principal está relacionado abaixo.

  • Guia para elaboração de documentos de teste de software: tem o propósito de servir como referência para criação de documentos de teste.
  • Processos para a elaboração de documentos de teste de software: apresenta os processos que abrangem a preparação, a execução e o registro dos resultados do teste, estabelecendo uma orientação geral.

Recomenda-se que, independentemente da forma como os documentos da norma sejam adaptados para a documentação dos testes, é importante que incluam o planejamento, o projeto, os casos de teste e os procedimentos de teste. Além disso, os resultados e incidentes ocorridos durante o teste devem ser adequadamente registrados e condensados em um relatório final. Isso garantirá que todo o processo de testes possa ser adequadamente realizado e bem documentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário