quarta-feira, 6 de maio de 2020

Diagramas (Parte 3)

Representação de um diagrama de componentes

O diagrama de componentes representa todos os softwares que serão utilizados no sistema. Ele especifica os relacionamentos e as dependências entre os componentes de software. O diagrama de componentes é parte da especificação da arquitetura do sistema. Por meio dele, é possível especificar os componentes de vários ambientes da arquitetura, tais como ambiente de desenvolvimento, ambiente de produção, ambiente de testes etc.
A UML fornece alguns tipos de estereótipos que podem ser utilizados em diagramas de componentes: <>, <>, <>, <>, <>, <>, <> etc.
O diagrama de componente é formado por componentes, interfaces e relacionamentos.
Um componente é qualquer arquivo que faça parte do desenvolvimento de um sistema. É um conjunto de interfaces. Os principais elementos utilizados como componentes em um diagrama de componentes são: código-fonte, bibliotecas, interfaces, base de dados, tabelas, arquivos e documentos complementares.

A interface é um conjunto de operações que executa os serviços de uma classe ou componente. O relacionamento entre um componente e uma interface dá-se por meio de uma realização (implementação da interface) ou de uma dependência (utilização da interface).

Representação de um diagrama de implantação

O diagrama de implantação (deployment) representa a arquitetura física (normalmente hardware) do sistema. Ele modela os recursos de infraestrutura, redes (servidores) e artefatos de sistema. É importante que os analistas entendam a composição dos elementos de hardware e dos ambientes de execução de software de um sistema.
O diagrama de implantação é um gráfico de nós, ou nodes. Nó é um elemento de hardware conectado por vias de comunicação. Ele representa um recurso de hardware, por exemplo, um servidor de aplicação, estações de trabalho, roteadores ou impressoras. Cada nó pode conter instâncias de nós ou de componentes.

Além de nós, o diagrama de implantação é constituído também por artefatos e componentes. Os componentes são os mesmos utilizados no diagrama de componentes e com as mesmas características.
De acordo com o OMG (2013), “um artefato definido pelo usuário representa um elemento concreto no mundo físico”. Artefatos podem ser programas executáveis, códigos de programas, tabelas, documentos de texto etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário