domingo, 6 de dezembro de 2020

Elaboração de um estudo de caso

A melhor forma de se iniciar o programa de implementação é pela criação de um estudo de caso, cuja iniciativa deve ser atribuída a um responsável, mas contar com a participação de todas as partes interessadas.

Isso pode ser feito em um alto nível do ponto de vista estratégico, considerando uma visão top-down (de cima para baixo). O estudo de caso poderá se iniciar com uma clara compreensão dos resultados organizacionais desejados e progredir até uma descrição detalhada de tarefas, metas e objetivos críticos, incluindo as funções e as responsabilidades envolvidas dentro da estrutura organizacional.

De acordo com a ISACA (2012, p. 40), o estudo de caso deve incluir:

  • os benefícios almejados pela organização, seu alinhamento com a estratégia de negócios e os respectivos responsáveis, considerando os pontos fracos e os eventos desencadeadores que possam gerar risco;
  • as mudanças nos negócios necessárias para criar o valor esperado, podendo considerar as verificações de integridade e as análises de falhas na capacidade e devendo indicar claramente o que está incluído no escopo e o que não está;
  • os investimentos que são necessários para criar as mudanças na governança e na gestão de TI da organização;
  • os custos fixos do negócio e de TI envolvidos em cada iniciativa;
  • os benefícios esperados da operação após a mudança;
  • os riscos inerentes a cada item elencado, considerando quaisquer restrições ou dependências;
  • as funções, as competências e as responsabilidades relacionadas à iniciativa;
  • a forma como o investimento e a criação de valor serão monitorados durante todo o ciclo de vida econômico e como os indicadores serão usados.

O estudo de caso não deve ser considerado um documento estático definitivo, mas uma ferramenta operacional dinâmica que deve ser continuamente atualizada para refletir a atual visão do futuro para que a viabilidade do programa possa ser mantida.

Haverá uma dificuldade evidente em quantificar os benefícios da implementação, por isso, cuidados devem ser tomados para que haja comprometimento apenas com benefícios realistas e atingíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário